sexta-feira, 19 de julho de 2019

Tecnologia artesanal: memória dos jogos, reciclagem, criatividade e inovação




O vídeo acima, que intitulei de TECNOLOGIA ARTESANAL, como o próprio nome indica é uma provocação educacional e me foi indicado pelo colega e amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão com sucata.
Provocação, pois, diante da tecnologia digital, cada vez mais presente no cotidiano, seja familiar, escolar, empresarial e social, há que se resgatar o conhecimento agregado que proporcionou o desenvolvimento tecnológico e humano, que tem muito a ver com a criatividade, a imaginação, a inovação e, mais que tudo, ao fato chamado adaptação que tem a ver com a teoria da evolução, de que evoluirá não o mais inteligente nem o mais forte, mas aqueles mais adaptável às mudanças sejam quais forem e a história da Humanidade está ai registrada, seja na escrita rupestre ou na via digital para nos lembrar disso.
O vídeo em questão é uma simulação artesanal de jogo digitais, como o Tetris [entre outros mais], das peças coloridas nos variados formatos e cores que o usuário/jogador precisava ir acomodando no tempo e espaço. Aqui, na versão artesanal, feita provavelmente com material reciclável, como papelão, é uma indicação dessa imaginação humana. Do como é possível simular a tecnologia high tech com baixo custo e um resultado semelhante. Isso é criatividade e inovação: tornar novo algo antigo, seja enquanto forma ou conceito.
Um sonho antigo que este educador tem é de um dia - não muito distante - ministrar uma oficina de criação de brinquedos antigos, a partir de sucata e materiais recicláveis, como latas de leite em pó, de óleo, papelão, plástico etc [O Tetris do vídeo, parece-me feito com placas de eucatex, e pintado ou colado papel colorido].
Enquanto esse dia não chega, para que eu possa produzir um vídeo autoral para este blog, fiquemos relembrando e nos encantando com o vídeo acima, que é de grande valia a ambas as gerações: de pais e professores que já foram alunos e de alunos que podem aprender com seus pais esses trabalhos manuais, além dos digitais.
Pais e filhos, professores e alunos podem muito aprender e ensinar uns com os outros, sejam nos campos manuais como digitais.
Um vídeo que dá pra trabalhar questões como meio ambiente, reciclagem, educação ambiental, além de história dos jogos, memória social, arte e cultura e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário