quinta-feira, 2 de julho de 2020

Desenhe e componha canções com algumas Inteligências Artificiais online, de forma lúdica, prática e artística




O vídeo acima, AutoDraw: Fast Drawing for Everyone (Desenho rápido para todos, tradução livre), que recomendo ativarem legendas e depois a tradução, nos comandos no canto inferior direito da janela do mesmo.
O referido vídeo trata-se do AutoDraw, que descobri por acaso depois de uma brincadeira da colega Faby Cruz, de Rio Grande (RS), Brasil, que enviou um vídeo em que seu esposo e filho brincavam com a Alexia, uma Inteligência Artificial, perguntando a ela como estava, e a previsão do tempo. Aí, resolvi brincar coma Cortana de meu notebook e depois pesquisar sobre outras IA que pudesse "dialogar".
Da pesquisa, encontrei, através do portal CANALTECH, matéria que era também um convite: "Quer brincar com Inteligência Artificial? Confira os melhores aplicativos". Não me fiz de rogado e fui testar as IAs, dentro elas, primeiro o AUTODRAW do Google, que é um site (autodraw.com) que permite que o leigo faça rabiscos e deixe que a IA, usando o conceito de "machine learning" (aprendizagem de máquina), busque em seu banco de dados figuras aproximadas. Uma incrível ferramenta que pode ser utilizada de forma lúdica pra brincar com crianças, como também usada n a criação de logomarcas, cartões, cartazes e o que a criatividade desejar. O aplicativo é interativo e bem semelhante ao Paint Brush, podendo os desenhos serem baixados e compartilhados nas redes sociais. E mais: não precisa ser baixado, basta acessar o endereço do site.
Abaixo, imagem da interface do aplicativo e tutorial do mesmo:





Outro aplicativo de Inteligência Artificial que encontrei via CanalTech e achei bem lúdico, prático, divertido e eficiente é o QUICK, DRAW!, ferramenta também desenvolvida pelo Google, que mistura desenho, jogo de tabuleiro e de adivinhação, tudo junto e misturado, permitindo o usuário elaborar seus rabiscos em alguns segundos, enquanto a IA tenta descobrir o que é rabiscado.



Pra quem gosta de brincar de músico ou com música, tem também o Giorgio Cam, inspirada no compositior Gorgio Moroder e o Cam, de câmera fotográfica. Dessa junção, foi denominada a IA, que via "machine learning" compõe algumas músicas, a partir de fotos feitas por smartphones, reconhecendo as formas dos objetos e coisas e compondo por conta delas canções, conforme o vídeo abaixo demonstra:



Nenhum comentário:

Postar um comentário