segunda-feira, 6 de julho de 2020

Frequências: cinema, música, física e filosofia entrelaçados em um filme criativo e genial




O vídeo acima, FREQUÊNCIAS - Frequencies ('OXV: The Manual'), descobri na íntegra no YouTube, trata-se de filme independente de 2013, com roteiro e direção de Darren Paul Fisher, nessa produção conjunta da Austrália com o Reino Unido que trata, entre outros assunto de livre-arbítrio, moral, entrelaçamento quântico, física, filosofia, linguagem, metafísica e muito mais.
O filme é muito criativo e genial, e fez sucesso em festivais de cinema fantástico, pois consegue proporcionar ao espectador vários planos de "leitura" de imagens, ideias, conceitos, situações e provocações que promove.
Segundo a ideia geral, cada pessoa nasce com uma frequência, alta ou baixa. Os de alta frequência, como os alunos Marie Curie Fortune são incapazes de se envolver amorosamente; já os de baixa frequência como Zak, de Isaac Newton Midgeley, possuem maior capacidade para amar. Entre eles, o amigo em comum, "Theo" (Theodor Adorno), que aproxima o possível casal, desde a adolescência quando todos frequentaram uma escola diferenciada.
Uma espécie de distopia, tendo com o protagonistas que têm nome de famosos cientistas e filósofos, numa espécie de história de amor física e filosófica e poder das palavras e da música, que inclusive possuem frequências que influenciam uns aos outros.
Durante o filme, sabemos sobre o tal "Manual OXV", que é subtítulo do próprio filme, que é uma "antiga tecnologia", justamente sobre a importância das palavras e as frequências que podem interferir nos padrões humanos, criando entrelaçamento quânticos, de alta ou baixa frequência, favorecendo ou não o amor. Algo bem mais amplo e complexo que emoção versus razão.
Sem criar "spoiler", o EducaTube Brasil recomendo a professores, não somente de Física e Filosofia, mas todos e seus alunos, assistirem ou indicarem esse filme, que é possível ser visto (por enquanto) na íntegra, no próprio YouTube e neste blog educacional e quem sabe, promover uma Live, unindo Física, Filosofia, Arte e outras áreas do conhecimento.
Não é um filme inicialmente fácil de entender, para aqueles que veem as coisas de forma literal, sem compreender a proposta metafórica, simbólica e criativa de propor reflexão sobre temas complexos. Mas a partir do conhecimento básico de sua proposta, o entendimento e o entretenimento passarão a se entrelaçar, de forma quântica ;-)
Para complementar essa postagem, segue matéria que dialoga com a mesma:

Saiba o que acontece em seu cérebro quando você lê poesia

2 comentários: