terça-feira, 21 de julho de 2020

Por que os humanos lideram o mundo? Fala impressionante de Harari sobre conceitos como: Cooperação, Flexibilidade, Inteligência Coletiva e Realidades Imaginárias




O vídeo acima, Por que os humanos lideram o mundo?, trata-se de conferência ao TED de Yuval Noah Harari, um dos grandes pensadores do século XXI, autor de bestsellers como Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século XXI que considero brilhante e tenho indicado a meus alunos para refletir sobre questões e provocações da e na contemporaneidade.
Harari mostra a importância da inteligência humana em relação aos demais animais, a partir de conceitos como "cooperação de forma flexível em larga escala" e "realidades ficcionais ou imaginárias".
Na primeira parte de sua fala, aborda a diferença entre nós, humanos, os chimpanzés e os demais animais. Para ele, essa diferença não está no nível individual, mas no coletivo, muito por conta da cooperação e flexibilidade em números muito grandes, coisa que os demais seres vivos não conseguem.
Para ele, insetos são também seres sociais: abelhas, formigas cooperam entre si, em colmeias e formigueiros, com sua engenharia social em menor escala, mas não de forma flexível... e sim, bem rígida. Digamos, que num algoritmo inflexível... Falta o conceito de reinvenção... E, se pararmos pra pensar, os humanos vivem reinventando conceitos como roda e fogo, nas mais variadas formas e artefatos sociais e tecnológicos.
Em contrapartida, Harari demonstra que existem animais que cooperam do forma flexível, como golfinhos, elefantes, pássaros, mas somente em pequenos grupos. Não atingem a larga escala; e o único animal que consegue combinar as duas habilidades, de cooperação e flexibilidade em grandes grupos é o homem. Com argumentos poderosos, Yuval Harari nos convence que os humanos aprenderam a fazer redes sofisticadas e eficazes de cooperação, e indica as grandes construções humanas, das pirâmides à viagem à Lua, como frutos dessa cooperação de forma flexível em grande número. O que podemos chamar de inteligência coletiva, e conhecimento agregado de geração a geração, usando um termo interessante: "troca global de ideias".
Porém, segundo ele, e não há como não concordar, tudo isso é possível graças a imaginação que nos faz acreditar em ficções e histórias fictícias. Que os demais animais se comunicam pra descrever a realidade, mas os humanos além de comunicarem suas realidades, utilizam a linguagem para inventar suas realidade ficcionais ou imaginárias: mitologias, religiões, convenções sociais e morais, moedas de troca baseadas em papel, metal ou digitais (bit coins); os sistemas legais são baseados em crenças de igualdade, liberdade e humanidade, são conceitos metafísicos, sem realidade concreta, nem comprovação científica; na política, existem as ficções chamadas de cidades, estados e países, com suas fronteiras imaginárias; no campo econômico, a mesma coisa com as empresas ou pessoas jurídicas, que são invenções sociais, e ficções legais, ficções jurídicas.
Por fim, Harari, conclui sua conferência de forma magistral, quando diz que "Nós, humanos, controlamos o mundo, porque vivemos numa realidade dupla e os demais animais vivem numa realidade objetiva." Mas isso foi construído ao longo dos séculos, tendo, inclusive, construído sobre a realidade objetiva uma camada objetiva, uma segunda camada de realidade ficcional, uma realidade feita de entidades fictícias: deuses, nações, corporações, dinheiro, leis etc. E assim, com o passar do tempo, a história ficcional se tornou mais poderosa que a real, tanto que hoje, as forças mais poderosas do planeta são entidades ficcionais, como EUA, Google, Banco Mundial e outras, entidades que só existem enquanto Imaginação.
Mais didático impossível, pois as grandes nações e as megacorporações chegaram a esse tamanho contando com a receptividade de uma vasta multidão que aderiram aos discursos, aos projetos, as histórias ficcionalizadas, imaginadas e ressignificadas a cada geração.

Um comentário:

  1. Harari abre janelas e escancara com uma ventania de novidades. Muito bom 👏👏👏

    ResponderExcluir