sexta-feira, 24 de julho de 2020

Como ver animais em 3D pela casa usando a realidade aumentada do Google Pesquisa para fazer criativas projeções e expedições entre o mundo real e o virtual




O vídeo acima, Como ver animais em 3D? - Google usa realidade aumentada para criar projeções, achei no YouTube no canal Tecnologia Descomplicada, depois de receber um outro semelhante, enviado por minha prima Rejane Klaes, via WhatsApp.
Trata-se de recurso do Google, através de seu instrumento de pesquisa, sem a necessidade de fazer download de nenhum, apenas o navegador, onde se coloca o nome de certos animais como tubarão, dinossauro, gato, leão cachorro etc, e dentre as opções, surge a "Veja em 3D" que permite projetar, girar ou aproximar essa imagem via câmera do celular em formato realidade aumentada, proporcionando a criação de fotos e vídeos criativos dentro de casa ou noutros ambientes, desde que o smartphone tenha sistema Android ou iOS compatível com RA da Google, nos formatos ARCore ou ARKit.
Conforme o Tecnologia Descomplica, a lista de animais em 3D que aparecem no Google inclui os seguintes animais:

terrestres: tigre, panda, leopardo, leão, guepardo, cabra, cavalo, urso, lobo, pônei, guaxinim, veado-de-cauda-branca, ouriço-terrestre, píton-real;
aquáticos: pato-real, jacaré norte-americano, tubarão-branco, tartaruga-verde, polvo comum, peixe-diabo-negro;
aves: arara, pinguim-imperador, águia;
domésticos: rottweiler, gato, buldogue francês, pug, golden retriever, zwergspitz;
dinossauros: Tiranossauro Rex, Velociraptor, Triceratops, Espinossauro, Estegossauro, Braquiossauro, Anquilossauro, Dilophosaurus, Pteranodon e Parasaurolophus.

Ótimo material para professores de Ciências em geral e de Biologia em especial, além dos de Artes, História, Literatura, para as contações de histórias com crianças e jovens e muito mais.
Observação: Caso em seu celular não apareça tal recurso, provavelmente seu equipamento não seja compatível com esse recurso.

Aproveitando o tema da Realidade Aumentada (elementos virtuais que aparecem em nosso mundo), trago um vídeo interessantíssimo de Heryk Slawski, do canal Sisqualis / Google for Education, sobre Realidade Virtual (experiência imersiva em outro mundo) que é proporcionada pelo Google Expeditions, em um minicurso, intitulado Da Lua ao Fundo do Mar, que permite expedições em sala de aula, usando o celular que tenha o giroscópio, um sensor de movimento, sendo possível baixar para o celular os app's Google Cardboard (para visualizar conteúdo) e Câmera Cardboard (para fotografar paisagens), sendo necessário ter o Cardboard para fazer o pareamento com o celular:



Duas formas, uma mais simples e outra que requer um equipamento adicional, mas ambas proporcionam expedições divertidas, criativas e relevantes ao mundo virtual e à realidade aumentada. Um ótimo recurso para utilização, tanto nesses tempos de confinamento e distanciamento social, como quando do retorno às aulas presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário