sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carpe diem, aproveitem o dia! (cinema e educação)


http://youtu.be/yVflJjIQKm4


http://youtu.be/Ioe59gDSL_M

Este é o terceiro filme que destaco, dentro da série CinEducação, que indica duas ou mais cenas de filmes longa metragens para tratar da questão educaiconal, da metodologia de ensino, da reflexão sobre o papel social do educador.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos é um desses momentos mágicos do cinema, pois une arte, cultura, educação, literatura, sociedade e nos faz parar para pensar no que de fato vale a pena lutar, viver, sonhar...
Na cena 1, o professor, vivido por Robin Williams, ex-aluno de uma escola tradicional e conservadora, retorna como mestre e começa a trabalhar com uma metodologia totalmente diferente de seus colegas. Propõe que os alunos rasguem páginas de livros, que visitem o saguão da escola e vejam fotos de outros ex-alunos, que um dia foram jovens como eles, mas que não estão mais entre nós, que tiveram sonhos, alguns realizados, outros não. Um educador que os leva a conhecer a Sociedade dos Poetas Mortos, um local onde ele se reunia com seus colegas para ler poemas e escrever versos. Que desperta o talento artístico de alguns de seus alunos.
Na cena 2 (final do filme), um dos momentos mais emocionantes, quando o professor é dispensado da escola, por conta justamente desses métodos pouco ortodoxos - e é substituído por um professor ortodoxo, fixo ao livro - vê parte dos alunos que o admiravam subirem nas mesas da aula, repetindo uma das situações que o próprio professor os provocou a fazer, durante o curso.
Olhar de cima, sentir outras perspectivas e pontos de vista, não apenas no sentido físico e visual, mas acima de tudo, ético, moral, social, eis a grande lição que o professor Keating nos legou do cinema à realidade.
O livro, o filme, o sonho, a poesia, a vida...
Carpe diem, aproveitem o dia. Vejam que as fotos, como as flores, um dias estarão amareladas, desbotadas, sem vida. Mas "enquanto vivas - parafraseando Malcom Forbes - viveram..."

Sugiro também a leitura do artigo Sociedade dos Poetas Mortos: Ele fez de suas vidas algo extraordinário, de autoria do prof. João Luis de Almeida Machado, Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva). O professor João Luis é editor do blog Vithais.

Para assistir ao filme completo, no You Tube, basta clicar no link abaixo, que traz a cena 1 de 10, ao todo:

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (CENA 1 DE 10)

Observação do Educa Tube:

Posteriormente a publicação desta postagem, li esses versos e comentário da professora Elis Zampieri, no Facebook, escrevendo sobre educação e pedi permissão para reproduzi-lo aqui neste espaço, por copnta de sua intertextualidade.

"Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário publico com livro de ponto expediente". (Manuel Bandeira)

Comentário da profª. Elis Zampieri, editora do blog Sobre Educação, que endosso, adoço e repasso, logo abaixo:

O papel do professor é também incentivar o aluno exercitar o poder da autoria, experiementar, não prender-se à fórmulas e pré-conceitos estabelecidos. Romper o tradicional, estimular a consciência criadora... “O lirismo dos bêbados”.



Opinião do Educa Tube:

Este comentário da Elis tem tudo a ver com a cena final do filme (imagem acima), em que alunos sobem nas mesas em apoio ao professor que dialoga, enquanto alguns ficam de cabeça baixa com temor daquele mais, digamos, burocrata do saber. Educar é saber se expressar e incentivar a livre expressão, seja na sala de aula, no laboratório de informática, na biblioteca escolar, em saídas de campo, seja no entorno da esocla ou além dos muros da escola. Educar é muito mais do que ficar preso apenas aos 200 dias letivos, às 800 horas aula, ao espaço convencional, com dia e hora marcados.

Um comentário:

  1. José parabéns seu blog é muito interessante. com certeza vou indicar e vou continuar visitando. quando puder visite o meu:http://gil-aeducaomatematica.blogspot.com e dixe seu comentário, vai ter útil com certeza.Parabéns.

    ResponderExcluir