quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pai, eu estou te observando (Dad, I'm Watching You)


http://youtu.be/-SanQ1AyYw8

O vídeo acima, chamado Dad, I'm Watching You (pai, eu estou te observado), compartilhado via Facebook, pela coleg'amiga Elis Zampieri, professora da Educação Especial de Curitibanos - SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Trata-se do que chamo de "A Pedagogia do Exemplo", pois um menino declara que está observando as ações e omissões de seu pai, seus erros e acertos, já que sabemos que a criança, mesmo que não tenha maturidade para perceber todas as nuances do comportamento do adulto - e que em sua lógica infantil não entenda o sentido figurado, o sarcasmo e a ironia dos adultos -, um dia, recordará das cenas que ficarão guardadas na memória como um filme antigo ou como uma bomba-relógio.
Muitos dos desajustes sociais que vemos na sociedade são frutos da falta da figura paterna ou dos exemplos negativos dados aos filhos por pais descomprometidos com a educação, papel social da fampçilai, antes mesmo do professor.
O que vem de encontro ao que sempre comento com alguns colegas: "Quando conheço os pais entendo o comportamento dos filhos". Filhos são o reflexo de seus pais; a escola, o reflexo da sociedade...
Portando, enquanto pai, citando o líder pacifista Mahatma Gandhi: "Sejamos a mudança que queremos no mundo". Saibamos que estamos sendo observados, não por alguma câmera escondida de algum reality show, ou alguma câmera fotográfica de algum paparazzi, mas pelos olhos de nossos filhos, que registram tudo em seu memória, como um filme. Um dia eles terão a maturidade para recordar esses fotogramas e compreender nossas ações e omissões. Enquanto há tempo, sejamos o exemplo para filhos que imitam à sua imagem e semelhança os pais...
Meu pai foi um grande exemplo e lição de vida para mim, e para ele criei em 2006 o blog chamado Olhar Virtual. Mesmo não tendo sido criado por ele, devo muito do que sou ao seu Zeméco, artista plástico autodidata, meu primeiro educador, que me ensinou a acreditar em meus sonhos e a voar, além da imaginação. Educação a distância começou bem cedo em minha vida. Se todos os pais tivessem consciência de que estão sendo observados e que são a pedagogia do exemplo para seus filhos, talvez muita coisa mudasse e muitos dos conflitos que ocorrem na escola, pudessem ser evitados... Para refletir, enquanto experiência de vida, para não refletir tanto, como espelho do abandono, a postura de certos pais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário