sábado, 10 de setembro de 2011

A Ilha: animação para reflexão, interpretação e produção textual




Indicação do vídeo acima A Ilha, feita por Graciela Dresch, NTE Santa Rosa - RS - Brasil, via Facebook.
Trata-se de uma produção de Alê Camargo, realizada em 2008, junto com seus alunos da época (na Escola Ozi, em Brasília, DF, Brasil).
Uma animação bem humorada, divertida e crítica, e um ótimo material para tratar de educação no trânsito e até a questão ambiental, bem como do modo de vida que estamos inseridos, onde muitos têm pressa demais para não chegar a lugar algum.
E que muitos ficam ilhados, sem se comunicar com quem está em volta.
Na educação, sejamos menos ilhas e mais arquipélagos, interagindo através das mídias e redes sociais (facebook, twitter, blog, orkut, msn etc), trocando ideias, experiências, projetos colaborativos e cooperativos. Não nos sintamos tão náufragos numa ilha deserta...
Ótimo material para refletir e para trabalhar nas aulas de produção textual.

Para maiores informações sobre o filme, visitem o blog de produção do filme: http://ailhaofilme.blogspot.com/

Em tempo: Recentemente (2019) este blog recebeu um comentário da prof. Nádia Maria Caum, da E.M.E.B. Luiz Antoniazzi, de Valinhos, São Paulo, Brasil, a respeito do referido vídeo e da resenha elaborada pela aluna Ana Clara Canettieri. Gentilmente a professora cedeu as imagens abaixo da resenha crítica intitulada "Naufragando em Metáforas", de autoria da aluna Ana Clara sobre a animação "A Ilha", que passo a incorporar no acervo deste blog educacional, pois muito bem escrita amplia essa postagem.
Este blog é um espaço de troca de saberes entre professores e alunos, e assim sendo, agradeço muito o contato da professora Nadia e o envio desse significativo material da aluna Ana Clara. Viva a rede social educacional que se forma quando educadores e educandos compartilham suas descobertas e opiniões.







Observação: Para ver melhor a resenha basta clicar 2x sobre as imagens.

12 comentários:

  1. Aqui é Alê Camargo, diretor do filme "A Ilha". Ao contrário das informações acima, não tivemos patrocínio da Petrobrás : esse curta foi realizado em 2008, por mim e meus alunos da época (na Escola Ozi, em Brasília) .

    Não temos nenhum vínculo com o site "Viaciclo", que infelizmente disponibilizou o filme no YouTube sem autorização.

    Para maiores informações sobre o filme, visitem o blog de produção do filme: http://ailhaofilme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Bom dia. Sou professora de Língua Portuguesa e usei o curta "A ilha" para trabalhar resenha com meus alunos. Recebi uma muito boa de uma aluna e gostaria de saber se posso mandar para você (se sim, qual o endereço).

      Desde já, agradeço.

      Nádia Maria Caum
      Valinhos - SP
      nadiamariacaum2410@gmail.com

      Excluir
  2. Caro Alê, parabéns pelo filme premiação recebida. Já fiz ajustes, retirando a apresnetação do You Tube e inserindo o endereço do blog sobre informações do vídeo. Caso queira que eu retire o vídeo do Educa Tube, só avisar. Sucesso.
    José Roig.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do curta metragem na escola onde eu estudo estamos fazendo uma prova com esse curta metragem com várias perguntas criadas pelo professor

    ResponderExcluir
  4. Qual o problema apresentado pela aparelho celular do protagonista no curta metragem ? Eu não entendi.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nadia, meu email é joseroig7@hotmail.com pode enviar pra ele o material citado.

      Excluir