terça-feira, 20 de setembro de 2011

Yeha Noha (Desejo de felicidade e prosperidade)



O comovente, belo e profundo vídeo acima Yeha Noha (Desejo de felicidade e prosperidade), segundo o blog Povo Ameríndio: "é uma canção tradicional dos índios da tribo Navajo. Interpretada pelo grupo indígena norte-americano, Sacred Spirit, ela é cantada durante o inverno enquanto os animais estão dormindo. A voz que se escuta é de um respeitado "velho" Navajo de Chinle (Arizona - EUA), Kee Chee Jake".
Trata-se de discurso feito pelo Chefe Seattle ao presidente norte-americano Franklin Pierce, no distante ano de 1854, mas que ainda encontra-se atual e essencial sua leitura e reflexão. Muito dos problemas contemporâneos são frutos de um modelo de civilização que trocou o sagrado pelo profano, invertendo a lógica de SER pela de TER... E ainda somos reféns dessa "colonização"...

Para saber mais:

"Os navajos são uma tribo nativa americana da família lingüística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador."

"A tribo vive numa reserva no nordeste do Arizona e continua em partes do Novo México e Utah. É a maior reserva indígena dos Estados Unidos, estendendo-se por uma enorme área que vai desde Grants no Novo México, até o Grand Canyon, no Arizona; de Holbrook, no centro do Arizona até o Rio San Juan, já no Colorado, inclui Monument Valley, parte do Deserto Pintado e parte da Floresta Petrificada."

"De acordo com o Censo de 1990, o total de índios Navajos era de 220 mil, vivendo em 6milhões de hectares, com um produto interno bruto estimado em 50 milhões de dólares."

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Navajos

Este belíssimo vídeo foi compartilhado no Facebook, pela amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Ato de Refletir. Um vídeo para trabalhar conceitos de educação ambiental e refletir sobre a relação entre seres vivos e o meio ambiente.

4 comentários:

  1. José, estive lendo o seu blogue. gostaria que seguissemos por eles. O seu é fenomenal. Fica aqui, o Convite

    ResponderExcluir
  2. Grato pela visita e comentário, José. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jSGn1oY8cKM

    ResponderExcluir