sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Cartografia dos Sentidos nas Escolas


http://youtu.be/P8c3eAkyBr4

"Inovação educativa. O que você vê? O que você ouve? O que você toca? Que cheiro você sente. E se isso virasse um grande mapa da cidade?" - assim começa o vídeo acima, Cartografia dos Sentidos, que descobri no portal do VI Encontro Internacional Educared 2011, e que trata-se de "projeto conduzido pela professora Regina Helena Alves nos provoca reflexões do nosso papel dentro das cidades, como cidadãos e seres humanos. Ao ver o vídeo, é provável que o usuário se pergunte: qual a minha relação com o espaço que me cerca? De que maneira eu me aproprio dele?" e que "apresenta uma outra experiência de cidade além daquela a que estamos acostumados: uma vivência não apenas com os olhos, mas com a pele, o nariz, a boca."
Segundo a apresentação do vídeo: "O objetivo deste projeto é apresentar aos usuários uma nova percepção da cidade, por meio dos sentidos: pele, nariz, boca e ouvidos.
O projeto provoca reflexões do nosso papel dentro das cidades, como cidadãos e seres humanos."

A Cartografia dos Sentidos nas Escolas, desenvolvido na rede pública de Belo Horizonte - MG - Brasil, parece-me um projeto que propõe a convergência de maquinários e usuários, e vem de encontro ao que trabalho em projetos com alunos e professores, incentivando atividades em 4 ambientes de ensino e aprendizagem: a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca escolar e as saídas de campo, no entorno da escola ou mais além...
Em a Cartografia dos Sentidos, o projeto visa que os alunos utilizem-se das TIC (celular, câmera digital etc) "para registrar o espaço urbano e criar seus mapas", que tornam-se fontes de consulta, estimulando o aprendizado mútuo, com a mediação do professor, que também aprende junto. Uma bela e inovadora iniciativa, unindo o local e o global, e que está presente em: Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas, estados brasileiros, em Portugal e na Espanha; e futuramente na França e China.

Visitem este a mais projetos inovadores no portal do VI Encuentro Internacional Educared 2011.
Educadores, se inscrevam e participem das discussões que ocorrem de 01/09 a 19/10/2011.

http://encuentro2011.educared.org/

Em 2006, fui aluno de curso de extensão chamado Projeto Sítio Arqueológico Escola, e aprendi noções de topografia, cartografia, construção naval, utilização de GP, equipamento de mergulho etc. Um curso que envolvia alunos dos cursos de Oceanologia e História da Universidade Federal de Rio Grande, e fui cursista e apoiador, através do NTE Rio Grande/18ª CRE, em Rio Grande - RS - Brasil.

Falando de cartografia e de sentidos e sentimentos, abaixo dois tweets de um projeto envolvendo arte, cultura, língua portuguesa e literatura, twitter e blogs, chamado #e_contos ou Contos Eletrônicos:

Minha cartografia sentimental apontava um terreno de dunas movediças,cobrindo e descobrindo tudo ao redor. Eu não tinha mapa algum.#e_conto2

Minha topografia interior,cheia de altos e baixos,servia-me de guia naquele mundo estranho,em que acordei sabendo que estava morto.#e_conto2

http://contoseletronicos.blogspot.com/2010/07/guardado-em-mim.html

Ainda falando sobre imagens e sentidos, e os sentidos das imagens, promovendo a intertextualidade entre vídeos e fotos, textos e hipertextos, indico o ótimo artigo de opinião, link abaixo, do Professor João Luis de Almeida Machado, editor do portal VITHAIS:

SEBASTIÃO SALGADO: A FOTOGRAFIA COMO ARTE E CRÍTICA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário