quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Usando o blog, por Sonia Bertocchi


http://youtu.be/9qgbpDj7hBo

O vídeo acima, Usando o blog, foi compartilhado no Facebook pela própria profª. Sonia Bertocchi, de Campinas - SP - Brasil, editora do blog Lousa Digital e faz parte do conteúdo para reflexão do VI Encuentro Internacional Educared 2011, cujo tema é Actitud 2.0: aprender es compartir. E de fato aprender é compartilhar dúvidas e certezas, como sempre comento.
No referido vídeo a profª Sonia demonstra como "Usar a tecnologia a favor da sua aula: como montar um blog?"
Segundo ela, "O blog já é hoje considerado um gênero textual, com suas sspecificidades que podem render uma importante fonte de conhecimento".
Diante das indagações de Sonia, logo abaixo, fiz a minha breve reflexão também, a seguir:

"Por que um professor deveria fazer um blog?
Que aprendizagens o uso do blog privilegia?"

Opinião do Educa Tube:

Acredito que o blog educacional proporciona uma aprendizagem significativa a todos os envolvidos, seja o professor que media a atividade, como os alunos que atuam como co-autores. O blog, pela sua estrutura de diário virtual, proporciona essa interação, além de espaço e tempo tradicional da escola. Se usada, tanrto de forma pública, como restrita aos seus participantes, através da permissão de leitura e co-autoria, pode se tornar um pequeno ambiente de EaD, um canal de comunicação extraclasse, e também um canal de comunicação com a comunidade escolar e com outros educadores, mundo afora. Eu sou um blogueiro educacional que através de meus blogs, amplio minha rede social, aprendendo e ensinando constantemente. Mas os professore ainda precisam se apropriar dessa ferramenta, muito similar ao envio de um email, só que com uma concepção mais pública do difundir o saber. :-))

A área de edicção do blog é muito semelhante a de uma conta de e-mail, com a significativa diferença que uma mensagem de e-mail tem um destinatário direto, enquanto uma postagem de e-mail é literalmente enviada para o ciberespaço, como uma carta em uma garrafa virtual, navegando no mundo digital. Um blog, de diário virtual, pode se tornar um espaço de interação entre professor e alunos, escola e comunidade, divulgando atividades, projetos, etc que a mídia tradicional não costuma mostrar. O professor deixa de ser reprodutor de conteúdo de terceiros para ser co-autor com seus alunos de conteúdo próprio e significante para ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário