quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comunidade Minha Terra, no Portal Educarede


http://youtu.be/80VfIVfGGgI

Claudemir Viana, vídeo acima, fala sobre o conceito da proximidade nas redes sociais, durante o VI Encontro Internacional Educarede 2011 - Atitude 2.0: aprender é compartilhar.

Minha Terra: Projeto social da Fundação Telefônica Brasil, via Portal Educarede

Claudemir Viana conta como as redes sociais foram utilizadas para aproximar as pessoas e compartilhar as narrativas do local de onde habitam. O twitter usado em sala de aula, no caso, foi o grande agente de circulação da informação. Por meio do vídeo e do fórum o usuário poderá descobrir o que é um Twitencontro, por exemplo, entre outras ferramentas.

Abaixo, os "4 passos" do Minha Terra, destacados por Claudemir:

1o. Participação no Minha TErra: inscrição de cada participante, aluno e professor, no ambiente virtual do Minha TErra; formação de equipes nas escolas; apresentação delas através de espaços e atividades propostas pelo Minha Terra!;

2o. Mostrar sua Terra: registros em diferentes mídias, de diferentes modos, publicados nas Redes Socias, inclusive a dela, o Minha Terra. E tratando de questões da pauta social sobre sustentabilidade! a partir de alguns temas e pautas sugeridos no Minha Terra;

3o. Planejar internvenções sociais: plano da equipe de intervir de alguma forma no contexto que foi o objeto dos primeiros registros publicados pela equipe de reportagem, de forma a pensar em como transformá-la!

4o. Executar e divulgar intervenções sociais: executar o plano da equipe de intervenção, com multiplos registros do processo, para divulgar sobre como ela está ocorrendo e o que promoveu (ou não) de transformação no contexto reportado pela equipe!

Minha Terra me remete a citação de Leon Tolstoi: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". Não importa se aldeia real ou aldeia digital, via blog ou rede social.

Educadores, visitem a Comunidade Virtual Minha Terra, inscrevamp-se e inscrevam seus alunos, através do link abaixo:

Comunidade Virtual Minha Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário