terça-feira, 7 de agosto de 2012

Arte, Cultura, Educação e Sociedade em Stop Motion


Abaixo, uma série de indicações de filmes em curta-metragem, feitos no formato stop motion (fotografia quadro a quadro, que dá a impressão de movimento retilíneo e uniforme), que poderá servir de inspiração aos educadores em projetos com seus alunos, nas mais variadas áreas do conhecimento. Unindo as TIC, mídias e redes sociais, utilizando de câmeras digitais ou o telefone celular psara capturar imagens do cotiano e da prática escolar, editando-as no Movie Maker, postando no You Tube e publicando no blog e nas redes sociais, como Twitter e Facebook.

COMO FAZER UM BEBÊ



O vídeo acima, de apenas 48 segundos, chamado How to Make a Baby (Como fazer um bebê), descobri assistindo na TV o programa de variedades da jornalista Fátima Bernardes, que tratava de tecnologia. Um material para tratar de arte, ciências e biologia na sala de aula. TV também é cultura e pode servir como aliada à educação, cabendo ao educador filtrar de sua programação o melhor mais adequado ao seu conteúdo educacional.
Duas pessoas, morando em São Francisco (EUA), durante os nove meses de uma gestação, foram capturando imagens para futura edição. Para saber mais sobre o projeto que trata-se de um curta-metragem educativo, clique AQUI.

ESCADA DE INCÊNDIO


Videoclipe acima, Fire Escape (Escada de incêndio), da banda Sounds Under Radio, usando massas de modelar para ilustrar a canção pode servir de inspiração aos professores da educação infantil, com seus alunos, para trabalhar o imaginário infantil, usando música, hora do conto e depois produzindo com massa de modelar uma nova história a partir da perspectiva do aluno e não esquecendo de fotografar quadro a quadro essa produção.

INSANO



Acima, outro criativo vídeo em stop motion, Insano, filmado entre junho e agosto de 2007, que desafia as leis da Física, e por isso mesmo, ótimo para que os professores desta disciplina passem seus conteúdos aos alunos. Ou que produzam algum material com seus educandos, de preferência, nada insano, mas pedagogicamente adequado. :-))

UM MAU SONHO


Acima, o vídeoclipe Bad Dream (Mau sonho), um ótimo material para trabalhar com alunos, música, criação e educação, usando fone celular ou máquina digital para capturar cenas e editar um vídeo, com os alunos, no formato stop motion, usando a criatividade do aluno e o conteúdo educacional transmitido pelo professor.

PATRULHA AMBIENTAL MIRIM



Acima, por fim uma animação em stop motion, que fui editor (em 2010), e que trata-se de produção da Patrulha Ambiental Mirim, com duração de 3 minutos e 9 segundos, feita pela Patrulha ambiental do ProEA-PRG (Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande), formada por 15 alunos das Escolas Saldanha da Gama (estadual) e Ramiz Galvão (municipal), da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, dentro do projeto Patrulha Ambiental, em parceria com o Projeto Quero Quero da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC - Rio Grande. (agosto a dezembro 2010).
O tema principal da formação foi: "O Patrulheiro ambiental vivenciando os princípios da Carta da Terra como fundamento para a ação socioambiental".
Os alunos desenvolveram, junto com a equipe do ProEA-PRG, o roteiro, os diálogos, criaram com massa de modelar os personagens, e com folhas de cartolina e EVA o cenário, conforme making of, logo abaixo.
Depois, a equipe do ProEA, fotografou quadro a quadro a movimentação das personagens, todo o material digital, foi editado via Movie Maker, para publicação no You Tube e depois copiar o código do vídeo neste blog. Os balões dos diálogos foram feitos posteriormente no power point, depois copiados e colados no paint brush, para depois colados na story board/linha do tempo do Movie Maker.
Esta foi uma das diversas atividades da patrulha ambiental mirim, feitas no e pelo ProEA-PRG (de agosto a dezembro/2010), unindo diversas possibilidades, como trabalhos manuais e tecnologias, dentro dos conceitos da educomunicação.
Abaixo, making of do vídeo da Patrulha Ambiental Mirim:



Observação do Educa Tube:

Posteriormente a publicação desta postagem, por indicação da coleg'amiga Lílian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS - Brasil, e editora do blog Informática, Educação e Afins, conheci o software livre chamado JellyCam, que serve para produção de vídeos no formato stop motion. Baixo, link para conhecimento e uso:

JELLYCAM - PRODUÇÃO DE STOP MOTION

Mais abaixo, vídeo aula em inglês, de como utilizar o JellyCam:



A seguir, dois vídeos feito pela colega Lílian Baungratz de Oliveira, utilizando o JellyCam. O primeiro, Letras, experimental, o segundo, de divulgação oficina:

LETRAS



ANIMAÇÃO



Mais adiante, outras duas belas indicações da colega Lilian Baungratz, que demonstram as inúmeras possibilidades do stop motion, em que o cenário é o caderno de pauta simples:

VIDEOCLIPE BANDA ONE DIRECTION - I WISH



VIDEOCLIPE - FICO ASSIM SEM VOCÊ

2 comentários:

  1. A pouco tempo tenho buscado informações sobre Stop Motion, inclusive criei alguns, tentando fugir do convencional que é usar massinha de modelar. Os que vc traz na postagem são muito interessantes, podes ter certeza que os usarei como subsídios para minhas aulas e servirão futura inspiração para os alunos. Utilizo para a produção um software Livre chamado Jelly Cam , indico o uso. pode ser baixado aqui . http://jellycam.co.uk/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oil, Lilian, brigadão amiga pelas indicações de vídeos e software que valorizou mais ainda esta postagem. Viva a rede social educacional. Abrs, amiga.

      Excluir