terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Preço do Desafio (cinema e educação)



O vídeo acima, uma amostra do filme O Preço do Desafio (1988), foi indicação via Facebook da amiga e graduanda em pedagogia de Simone Prado, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Trata-se de mais um filme da série CinEducação, em que o Educa Tube destaca as possibilidades didáticas e metodológicas da utilização do cinema na educação.
Jaime Escalante "é um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira os garotos que estão lutando com as frações para se tornarem mestres da matemática".
Um professor que vem lecionar ciência da computação em escola que não possui computadores, que faltam recursos, que há mais alunos do que cadeiras e mesas, que há indisciplina, algo que remete inclusive ao filme Escritores da Liberdade, também resenhado e destacado neste blog (vide link abaixo).

Escritores da liberdade (cinema, literatura e educação)

Em O Preço do Desafio, como em qualquer escola, os alunos testam os limites do professor, e ai que se estabelece, desde o primeiro dia, as regras que o bom professor deve deixar claro, com espirituosidade, bom humor, mas acima de tudo, com conhecimento de causa e do conteúdo.
Uma das primeiras dificuldades é a linguagem. Nem todos falam a mesma lingua, uns inglês, outros espanhol. E o professor Escalante separa os dois grupos: os que falam espanhol, mais a frente, e os que falam inglês, mais atrás da sala de aula. Organizar o espaço escolar é uma das funções do professor, para em seguida estabelecer as estratégias de interação.
Na primeira aula, quando tenta conseguir atenção da turma, soa o sinal. Mas trata-se de alarme falso. No dia seguinte, o carro de Jaime é arrombado e seu rádio é furtado.
O professor Escalante é um idealista que larga empresa de computação para lecionar em escola de ensino médio, e enfrenta os valentões com humor e conhecimento de causa. Para se ter domínio da classe é necessário dominar primeiro o conteúdo, e o aluno percebe quando isto não ocorre. O bom professor dá sentido ao que deve ser aprendido e ensinado.
Na referida escola, um professor contratado para dar aulas de Educação física foi improvisado como professor de matemática, conforme diálogo na reunião de professores.
Escalante percebe que alguns pais decidem o futuro dos filhos e que a educação não é uma das prioridades. Para ele, a matemática nivela todos, independente das diferenças raciais e sociais. E como estratégia de interação com alunos problemáticos, elabora problemas matemáticos com situações inusitadas e divertidas do cotidiano daquele ambiente. Além da sala de aula tradicional, leva alunos à fabrica de computadores. Dá sentido ao que estão vendo na sala de aula. E logo propõe um curso de verão, para que os alunos possam participar do Exame Nacional de Matemática (espécie de Enem estadunidense).
A professora Raquel, do conselho diretor da escola sente-se incomodada com o professor novato (na escola e não na idade), que altera a "normalidade" da instituição. Toda mudança sempre incomoda aos acomodados. Alguns professores que não interagem e ainda mantém uma postura conservador, rotulam os alunos como fracassados e não lhes permitem superar os próprios desafios. Assim acontece em diversas escolas mundo afora, em que projetos individuais e pontuais, e não escolares e coletivos, quando obtém destaca além dos muros da escola, são apropriados como se coletivos o fossem. Há que se mudar esta lógica. Que o projeto seja primeiro da escola, depois dos professores e alunos.
Um filme que retrata um contexto do século XX, mais precisamente o final da década de 1980, traz cenas em que o professor apelida alunos, dá castigo, usa métodos antigos aliados a meios novos, o que atualmente é considerado intimidação. Entretanto, dadas as devidas proporções, o fato é que seus métodos obtém resultados satisfatórios e os alunos começam a melhorar seu rendimento escolar.
Quando Escalante tem um enfarte, seu substituto de matemática é um professor de música e não de cálculo, o que não impede que em seu retorno, os alunos se inscrevam no Exame Nacional de Matemática - Cálculo e se destaquem. Dos 18 alunos inscritos, os 18 se destacaram, o que chama a atenção de integrantes do Conselho de Educação, que suspeitam de cola, sendo todos submetidos a novo teste, mais complexo, em que todos são novamente aprovados. Em função disto, a escola Garfield, a cada ano, de 82 a 87 aumenta sua média de aprovação de alunos, no referido exame nacional.

Observação do Educa Tube:

O que este filme nos promove? No meu caso particular, uma reflexão sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, como o motivador e um dos responsáveis, junto com a escola e a comunidade, na superação dos desafios.
Assim como Jaime Escalante, todos conhecemos diversos outros professores apaixonados pelo que fazem, e que fazem a diferença justamente por respeitar as diferenças no ambiente escolar.
Educar não é fazer magia, mas a matemática - assim como outras disciplinas -, quando lecionadas por quem conhece o conteúdo e sabe ministrá-los de diversas formas, usando da criatividade, da originalidade, do bom humor, da espirituosidade etc, pode até fazer que a matemática torne-se uma "matemágica".
Mas o bom educador não deve ser o ilusionista que esconde o segredo de seu número. Ele deve revelar o truque que faz a informação tornar-se conhecimento mútuo. E que facilite o entendimento do processo de ensino-aprendizagem. Feito isto, o aluno passa a ser o aliado do professor, por passara entender o conteúdo e querer aprender mais.
Mas não se enganem. O aluno conhece o bom do mau professor. Do que utiliza-se de diversos recursos para sua prestidigitação, que não passa de mera encenação ou enrolação, usando ou não vídeos ou outros recursos tecnológicos.
Abaixo, link para download do filme O Preço do Desafio, no blog Baixar Filmes Completos:

O PREÇO DO DESAFIO - DOWNLOAD

5 comentários:

  1. Baixar o Filme - O Preço do Desafio - Dublado - http://migre.me/d9LdK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Bruna, por socializar este link para ver o filme dublado. Abrs, Zé Roig.

      Excluir
  2. Grato, Bruna por socializar o link do filem dublado. Obrigado. Abrs, Zé Roig.

    ResponderExcluir
  3. Nao estou conseguindo assistir esse filme alguem tem uma dica ou link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rene. O blog onde estava armazenado o referido filme saiu do ar. Não consegui localizar ainda algum portal que tenha ele na íntegra para visualização. Se souber te aviso. Abrs,

      Excluir