segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cinco anos mudaram tudo: o impacto das TIC no mundo atual



O vídeo acima, Cinco anos mudaram tudo, encontrei visitando o portal e-Professor e a guia Web TV e é um ótimo material para refletir sobre as mudanças que ocorreram nos últimos anos, a partir da ampliação e uso da internet, das mídias e redes sociais. Mostra inclusive a força da rede mundial de computadores na primeira eleição de Barack Obama, nas revoltas acontecidas no Oriente etc. Mas ainda falta a educação se apropriar dessas ferramentas, não apenas para produzir conteúdo, mas divulgar, refletir, debater, criar um canal de comunicação com a comunidade escolar, seja através de blogs, perfis em redes sociais, portal, etc.
Cada vez mais importante pensar não apenas maquinários no conceito de convergência (rádio, TV, câmera digital, internet, GPS, sms etc, tudo num só equipamento portátil), mas o usuário convergindo em rede social educacional se pensado as TIC como um recurso que veio para interligar as pessoas, independente do tempo e do espaço.
O Google, o You Tube, Wikipédia, Facebook, Twitter e outros recursos de busca, de trocas e de divulgação tornaram a aldeia global mais próxima e até além do que era pensado nos anos 1970 por Marshall McLuhan. Dizia ele que "o meio é a mensagem". E hoje, mais do que nunca, a mensagem precisa se apropriar do meio para dar significado às TIC no ambiente escolar e social.
O social, o local e o móvel (universal). Com os novos avanços tecnológicos, o que poderemos esperar para daqui mais cinco anos?

2 comentários:

  1. EXcelente vídeo!! É sempre muito bom receber suas dicas. Essa velocidade das mudanças tem me assustado um pouco, mas acho que estamos ganhando mais! Na educação, as coisas precisam mesmo mudar e quanto mais eu reflito, maior é esta sensação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... O mundo mudou, e nós precisamos mudar, já disse Barack Obama, em seu discurso de posse. Se as TIC estão mudando o mundo, precisamos de metodologias e didáticas que deem conta destas mudanças no ambiente escolar, afinal, como disse alguém: as escolas ainda são modelo sec. 19, os professores do sec. 20, e os alunos do sec. 21... abrs, Zé Roig.

      Excluir