sábado, 30 de novembro de 2013

A Mensagem da Água: Experimento do pesquisador Japonês Masaru Emoto (e o Conhecimento como um Rio)



O vídeo acima, A Mensagem da Água, trata-se de experimento do pesquisador Japonês Masaru Emoto sobre o efeitos de sons, palavras e outros estímulos externos na configuração das moléculas da água, e serve para uma pequena reflexão sobre o poder motivador de um educador - seja pai ou professor - com seus alunos e/ou filhos, já que somos todos formados por água em cerca de 70% do corpo.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube, o pesquisador Masaru Emoto "documentou visualmente estas mudanças moleculares na água por meio de suas técnicas fotográficas. Ele congelou gotas de água e examinou-as então sob um microscópio de campo escuro dotado de recursos fotográficos. Seu trabalho demonstra claramente a diversidade da estrutura molecular da água e do efeito do ambiente sobre a sua respectiva estrutura molecular"; e "(...) descobriu muitas diferenças fascinantes nas estruturas cristalinas da água de muitas fontes diferentes e condições diferentes ao redor do planeta. A nascente de água pura que jorra da montanha, mostra maravilhosos desenhos geométricos em seus padrões cristalinos. Águas poluídas e tóxicas das áreas industriais e povoadas, águas estagnadas das tubulações e represadas em armazenamentos mostram estruturas cristalinas definitivamente distorcidas e formadas aleatoriamente".
Pensar o conhecimento como um rio, em que o educador é este mestre náutico, terapêutico e pedagógico, que faz com que sua turma navegue e atravesse um caminho de ensino e aprendizagem, no poder das palavras como estímulo, incentivo, apoio ao estudo compartilhado, da troca de experiências exitosas e sensações prazerosas a todos, é uma travessia entre dois continentes: o do educador em relação ao do aluno e vice-versa... Desse choque de culturas, poderá esse encontro das águas, ora doces, ora salgadas, promover um benefício mútuo, tanto à escola, família, como à sociedade... Se adaptarmos este experimento para o cotidiano escolar, quem sabe a convivência "flua" melhor...
Se a água é como um espelho, que reflete nossa identidade externa, poderá também ser este espelho interior, refletindo também nossos sentimentos... E o Educa Tube sempre destaca que os educadores - sejam pais ou professores - são o primeiro espelho de uma criança, que reproduz movimentos, palavras, atitudes quando está em fase molecular de crescimento e aprendizagem.
E pensar que uma simples gota d'água pode conter tanto conhecimento interior...
Vejam abaixo, micro fotografias de flocos de neve, feitas por Alexey Kljatov, que encontrei no Facebook, e que vem ao encontro deste tema:



Vejam também, logo abaixo, Palestra com Masaru Emoto sobre O Poder da Água , um estudo sobre a influência do pensamento sobre as moléculas de água:



2 comentários:

  1. maravilhoso e iluminado o Sr. Masaru, com sua pesquisa ele provou que a água é o transmissor do sentimento e transformador do ambiente.

    ResponderExcluir