sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Conheça o aluno multimídia: juntos podemos criar o futuro



O vídeo acima Conheça o aluno multimídia: juntos podemos criar o futuro e mais um ótimo material que descobri no blog Acontece na Educação Brasileira, do educador Roberto Prado, de São Paulo, SP, Brasil e serve para discutir o perfil deste novo aluno, nascido no século XXI, uma nova geração de jovens que aprende usando a tecnologia com rara desenvoltura, e que o professor precisa saber utilizar em prol da Educação este rico potencial.
De fato, o perfil do aluno atual é multimídia, mas não podemos esquecer que o perfil de todo educador, desde sempre e cada vez mais é de multitarefa, pois nenhuma escola brasileira funcionaria minimamente se o professor se restringisse a dar apenas aula e cumprir apenas o que o estatuto do magistério lhe determina de direitos e deveres. A grande maioria dos educadores é pai substituto, enfermeiro, psicólogo, etc etc etc; tendo muitas vezes que resolver problemas cuja origem é fora da escola e não é muitas vezes de competência do professor, mas que repercute dentro do ambiente escolar.
Gostaria que celebridades, apresentadores de programas de televisão - principalmente os dominicais -, políticos e "palpiteiros de plantão" fizessem um pequeno estágio de apenas uma semana, ou até mesmo um dia em uma escola, não digo sequer dando aula, mas observando a tudo e a todos, como num "reality show", e muita coisa, talvez, mudasse na educação e na sociedade...
Porém, é inegável o fato de que esta geração é formada por jovens mais solidários, participativos, que efetuam trocas diversas entre si, seja de fones celulares, roupas, calçados (até de namorados)... Que sabem trabalhar em grupo e são mais sociais, mas que precisam ser mediados por um adulto, alguém com boa experiência de vida, maturidade, criatividade e bom humor para conduzir a turma a projetos e atividades multimídia, muito mais que o sentido eletrônico que se pensa em primeiro lugar. Multimídia em todos os sentidos, utilizando não apenas de computador e internet, celular com wi fi, mas televisão, rádio, jornais, revistas, livros (mídias digitais e impressas), além de arte, cultura, esportes e tudo mais que faz parte deste Mundo Jovem.
Conhecer este pequeno universo do aluno ajuda e muito a estabelecer parcerias e estratégias que valorizem o espírito coletivo e de fato, juntos podemos até criar o futuro, "que já não mais como era antigamente", como cantou Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, na canção Índios. :-)))

2 comentários:

  1. Adorei o vídeo! E já utilizei durante uma oficina na escola em que leciono!
    Obrigada por compartilhar esses vídeos conosco, o educa-tube está nos meu favoritos e eu passo aqui diariamente!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Giele, toda vez que recebo uma mensagem dessas, de educadores que utilizam do conteúdo e sugestões feitas pelo educa tube, me dá uma alegria e motivação extras, de saber que um trabalho diletante, fruto de indicações de outros educadores, consegue sensibilizar e motivar a outros educadores pelo Brasil afora e até no exterior. Muito obrigado pelo comentário, visitas e utilização de minhas postagens em teu fazer pedagógico. Um abraço, Zé Roig :-)))

      Excluir