sábado, 23 de novembro de 2013

Menina bonequeira ensina a fazer Abayomis (bonecas de pano africanas que não usam costura)



O vídeo acima, Bonequeira Ensina a Fazer Abayomis, trata-se da TV Piá, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil que, como programa infantil, tem como "objetivo (...) mostrar a diversidade cultural das crianças do país, como elas pensam, brincam e se divertem. A ideia é dar o microfone para os meninos e meninas, para que, sem intermediários, os próprios piás assumam o controle do programa", e foi indicação via Facebook pela amiga Solange Das Graças Seno, educadora de São Paulo, SP, Brasil.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"Lis a menina bonequeira ensina a fazer Abayomis, bonecas de pano africanas que não usam costura, só nós".
De fato, como destacou Solange no Facebook: "A importância da família na vida de uma criança, os valores que são passados para ela, as histórias, o prazer de estar junto, o orgulho de sua origem... A menina linda que aprende com a mãe a fazer a Abayomi (boneca de origem africana). Lição passada por gerações, acompanhada do orgulho de sua descendência".
É muito importante pensar a educação sempre ligada, atada, ora por nós, ora por laços à arte e à cultura, e este vídeo serve para essa reflexão, ainda mais quando é uma criança que ensina a fazer as abayomis....
Abaixo, também algumas belas fotos de abayomis, feitas pela educadora Juliana Seabra Laudares e suas colegas de Rolim de Moura, Rondônia, Brasil e que me foram enviadas via Facebook:



Em tempo: A partir de comentário de Sagaretê, feito em 23/11/2021, neste blog, fui atrás da indicação e recomendo o v ídeo logo a seguir, do Vimeo, com depoimento da artesã Lena Martins sobre a boneca Abayomi:

Lena Martins e a boneca Abayomi from Aida on Vimeo.



4 comentários:

  1. Obrigada José!!!! A boneca Abayomi fez parte das atividades desenvolvidas com os alunos para um evento sobre a consciência negra na Escola Aluízio Pinheiro Ferreira! Fez o maior sucesso!

    Bye

    ResponderExcluir
  2. Essa história das bonecas não é verdade na página da artesã Lena Martins a criadora dessa boneca, essa história que vocês estão contando nas escolas é muito fantasiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom dia. Qual então seria a história? Tem o link da página citada? Lembrando que toda contação de histórias possui elementos de fantasia, até uma autobiografia incorpora elementos da memória a outros que são do ouviu dizer, dos múltiplos olhares sobre as lacunas do tempo... Obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Já localizei um vídeo com depoimento de Lena Martins e incorporei à postagem.

      Excluir