quarta-feira, 2 de abril de 2014

Charlie e o Mar: comovente contato de um fotógrafo com duas focas na Antártida



O belo vídeo acima Charlie And The Seal! trata-se de comovente encontro, durante expedição à Antártida, entre o fotógrafo Charlie Bird e duas focas que ao verem o homem de sobrenome "Pássaro" deitado no chão, se aproximam e dão um abraço (sem braços), numa prova de carinho entre espécies, comprovando que a natureza é bela, mas que a natureza humana precisa se conectar mais aos demais seres vivos, colocados muitos em extinção ou perigo de - inclusive as focas - por conta da ação predatória e desumana de alguns seres que se dizem humanos.
Um vídeo que descobri no Twitter de Julio Valentim, que é Consultor e estrategista de marketing digital, de São Paulo, SP, Brasil, focado em resultados nas áreas de educação, empreendedorismo, música e política. O "focado" da apresentação de seu perfil, não é nenhum trocadilho com o vídeo das focas. :-)) Julio também encontrou o vídeo no interessante site Update or Die! (Atualização ou Morte!), que segundo o próprio portal: "Somos um movimento que celebra a inovação, através da troca de referências e insights entre membros de uma comunidade de early adopters, formada por profissionais das mais diversas áreas criativas e nossos leitores. Nossa vontade é inspirar e formar novos “updaters”, agentes da mudança em seus próprios universos pessoais e profissionais. Somos adeptos do ensino informal e do autodidatismo. Nossa dinâmica principal é online, através deste site e de nossas redes sociais. Presencialmente atuamos através de projetos, consultorias, relatórios e eventos. Curiosos em ação". Fica a dica para quem quiser visitar e seguir seu exemplo.
Pensando educação e sociedade, precisamos, enquanto educadores - sejamos pais ou professores - estarmos mais focados, tanto na teoria como na prática, tanto no discurso como na ação. Focar no trabalho, e fotografar, documentar, divulgar nossas experiências de vida, de trabalho, de lazer, arte e cultura que podem incentivar a outras pessoas, mandando a lógica perversa da grande mídia, de só mostrar o lado obscuro da humanidade, que existe e é uma realidade, mas que não é a maior parte. Há muita coisa boa acontecendo no mundo, muita gente fazendo o seu melhor, mas infelizmente, tanto educadores como focas só viram manchete de revistas, jornais, mídias digitais quando são vítimas de alguma agressão. Ações como a de Charlie Bird, um fotógrafo que não é paparazzi de plantão para revistas de fofocas, e de educadores que fazem projetos educacionais relevantes, raramente são destacados com a mesma dimensão das tragédias humanas e do reino animal. Os bons são maioria silenciosa, pois, do contrário, a humanidade e todo reino animal já estariam extintos, se as manchetes da grande mídia fossem a regra e não a exceção dentro de uma proporção muito maior que fica de fora do horário nobre, enquanto nome, mas nem tanto enquanto programação (discutível e às vezes nada nobre!), principalmente a dominical, que mostra gentes e bichos em vídeos, chamados pegadinhas, caindo, se machucando sem ser propaganda de remédio contra escoriações...
Precisamos estar mais focados enquanto educadores e fotógrafos de nossas experiências educacionais e sentimentais... Precisamos estar mais conectados entre o meio e o ambiente, promover esta sintonia entre à Mãe Natureza e a Natureza Humana.
Para ver, rever, refletir, debater e divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário