segunda-feira, 7 de abril de 2014

Metrô: animação que mostra os caminhos inesperados do viver



O vídeo acima Metro, descobri via Twitter do Jorge Freire, de São Paulo, SP, Brasil, editor do Nerd Pai: o blog do pai nerd.
Conforme o Nerd Pai nos apresenta, animação conta a história de: "Uma estação de metrô, uma menina e a inesperada aparição de uma raposa e sua artimanha que torna possível a descoberta de um novo mundo. É assim que no curta de animação Metro, Jacob Wyatt mostra a cativante jornada de uma menina em busca de seu ticket roubado através dos subsolos do metrô".
Pensando o metrô e suas inúmeras estações de trem como a metáfora da vida, somos muitas vezes a menina da história, que em sua jornada pelo desconhecido, e através da educação, poderá encontrar um mundo novo do Conhecimento. Neste trajeto, o educador é a raposa que instiga a curiosidade da menina, levando-a pelos caminhos do saber...
Percebam que a menina não possui rosto, e as pessoas - os adultos - são apenas sombras e silhuetas numa multidão... Há muita simbologia nesta animação. O próprio ticket que é o ingresso para o metro, pode-se pensar, no campo educacional, como o ingresso da criança numa outra viagem em que os adultos são os guias, podendo ser positivos ou negativos em suas ações e omissões.
A raposa é este espírito de liberdade, de fuga... Impedida de seguir viagem no trem, derrubada pela multidão sem rosto, a menina segue a raposa pelas tubulações da estação, encontrando um mundo mágico e misterioso... Ao roubar e fugir com o ingresso da menina, a raposa leva-a até um imenso mosaico de outros tickets de outras crianças (alunos), quiçá, se alguma raposa educadora.
Dependendo das metodologia e didática utilizadas pelo professor, poderá aproximar ou afastar o aluno de sua aula... E cabe ao educador mostrar que todos somos uma peça de um imenso mosaico do conhecimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário