segunda-feira, 14 de abril de 2014

Você quer mudança. Então, mude! (série de vídeos da PUC-Rio sobre conscientização social)



O vídeo acima Você quer mudança. Então, mude, descobri por acaso no You Tube, quando procurava outro vídeo e trata-se de material produzido pela PUC-Rio sobre a conscientização para a verdadeira mudança.
Afinal, como bem demonstra, de forma crítica e didática, não basta auxiliar o próximo (ajudar colega cega) e usar camiseta ambientalmente correta, sobre reciclagem e sustentabilidade e , contraditoriamente, jogar lixo (produto qualquer) fora do lixo (local adequado para descarte). Este situação é insustentável e corriqueira, pois vejo seguidamente pessoas com adesivos no carro e com discurso "politicamente correto", jogando lixo pela janela do veículo, papel no chão e tudo mais... Pior de tudo: pessoas que se dizem esclarecidas jogarem lixo na rua, dizendo que com isso estão dando emprego ao lixeiro, o que remete aquela piada: se matar pra dar emprego ao coveiro ninguém quer. Risos.
Unir teoria à prática, discurso à ação é algo que evitaria tanto desperdício, lixo e contradição. O verdadeiro patrulheiro ambiental ou político e social, não é aquele que controla as ações dos outros, mas a de si mesmo. Muitos criticam algumas ações dos outros, mas não se policiam o suficientemente. Agem como ambientalistas e/ou fundamentalistas de ocasião, conforme seus interesses.
Eu faço a minha parte. Tenho consciência da pedagogia do espelho que represento ao meu filho e outros alunos. Procuro local adequado para o descarte, às vezes caminhando quadras com papel, garrafa de plástico na mão para não jogar no lixo e poder, com isso, cobrar do outro a mesma ação, seja ambiental, política ou social...
Se queremos mudanças também precisamos mudar. Ou parafraseando Mahatma Gandhi: "Sejamos a mudança que desejamos ao mundo!"
Vejam abaixo, outros vídeos desta interessante campanha educacional:





















Vejam abaixo, campanha do DENATRAN, no mesmo sentido, chamada O trânsito só muda quando a gente muda: Pare, Pense, Mude, indicada pelo colega e amigo Luís Carlos Paulino, educador de Quixeramobim e editor do blog Direito de ir e vir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário