sábado, 12 de abril de 2014

A Máquina do Tempo no You Tube (e o You Tube como uma Máquina do Tempo Virtual)



O vídeo acima, First sound ever recorded é de 1860 e trata-se da reprodução do primeiro som gravado pelo homem (Édouard-Léon Scott de Martinville, França - apenas 10 segundos de uma mulher cantando "Au Clair de la Lune", À luz do luar ou apenas Luar), e o primeiro vídeo de projeto que pretende resgatar registros históricos, dispostos em uma linha do tempo, no You Tube Time Machine.
Tenho utilizado o You Tube como uma espécie de máquina do tempo, em diversos projetos educacionais e nas redes sociais, desde que comecei a ser formador de professores no uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação e também em projetos envolvendo alunos, resgatando, mostrando músicas, filmes, desenhos animados, propagandas e outros materiais do passado e do presente, com foco histórico, educacional e social. Ou seja, fazendo minha própria "arqueologia sentimental".
O You Tube, através de uma pesquisa sobre qualquer assunto, pode ser mesmo uma grande cápsula digital do tempo, não apenas sobre coisas do passado, mas sobre o nosso presente, preservando aos viajantes do tempo, num futuro distante, quando se debruçarem em suas "expedições" sobre nossa produção audiovisual, um pouco do que éramos e que conseguimos conservar para a posteridade...
Lembremos que muito do conhecimento da antiguidade foi perdido por desastres, guerras, e tudo mais, vide Biblioteca da Alexandria e outros locais. Mas hoje temos no You Tube (e outros portais de vídeos) um espaço para surpreendentes buscas.
Graças ao You Tube, Google e outros sites de busca, pude fazer uma "arqueologia sentimental", pesquisando por desenhos animados, animações, filmes, propagandas, videoclipes antigos que funcionam verdadeiramente como uma viagem no tempo.
Cito alguns deles, nos links abaixo:

A arca do Zé Colmeia: desenho animado e as primeiras noções de educação ambiental

Educação: Um jogo de palavras Além da Imaginação (cinema, videoclipe e sociedade)

Profissão Perigo: MacGyver - Como usar um mapa (televisão e educação)

Contrato de Risco (Stingray): televisão, rede social e educação

Maneco, o Super Tio (1978): educação, história, arte, cultura, cinema e meio ambiente

CinEducação - marcador do Educa Tube sobre filmes e educação

Estes são alguns exemplos do uso que faço do You Tube como minha máquina do tempo, mas muitos educadores podem também fazer suas viagens no tempo, pelo portal, e encontrarão preciosidades de sua memória e economia sentimental.
Sempre digo que "a memória é a nossa pequena máquina do tempo" e, recentemente, nas redes sociais, li frase atribuída ao ator Jeremy Irons, que vem ao encontro do que digo, penso e faço: "Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam de volta. Elas são chamadas recordações. Algumas nos levam adiante, elas são chamadas sonhos".
Cada professor têm seus sonhos, suas memórias, e saber utilizá-las em prol da educação é um achado que deveria ser a todos socializado, seja em blogs, redes sociais em canais de vídeo etc.
Para complementar esta postagem indico dois belos vídeoclipes que têm como tema a questão do Tempo, vide abaixo, que achei por acaso no You Tube:





Nenhum comentário:

Postar um comentário