segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Poeta da Vida na Ilha das Palavras: Mendigo escreve belos poemas e torna-se conhecido através de rede social



O vídeo acima The Conditioned (O Condicionado), descobri por acaso e trata-se de uma série de vídeos incluídos no Facebook Stories, projeto que, como o nome indica, destaca histórias de vida, através da rede social.
O vídeo conta a história de um mendigo de São Paulo, chamado Raimundo Arruda Sobrinho, que morava na rua, em um local batizado por ele de "A Ilha". Raimundo ou "O Condicionado" (pseudônimo dele) ou "O Poeta da Vida", escreve belos poemas que foram publicados no Facebook e dali em diante sua vida mudou radicalmente, pois reencontrou o irmão, depois de 57 anos, voltou a morar com sua família e publicará um livro de poemas.
Um belo exemplo do poder das palavras e de como a arte, em geral, e a literatura, em especial, podem mudar o mundo das pessoas, tanto de autores como de leitores. Prova de que a arte está em toda parte e como as aparências enganam, pois ainda que quase nada se tenha na vida, morando na rua, sem dinheiro, sem casa, pode-se ter uma visão particular do mundo, sendo assim mesmo universal.
Resgatar os valores humanos e as pessoas, destacar o talento nato de cada um para alguma manifestação artísticas, esportiva, profissional etc, é papel social de todo educador.
Conforme apresentação do referido vídeo, no Vimeo:
"Raimundo Arruda Sobrinho era sem-teto em São Paulo, Brasil, por quase 35 anos, e tornou-se conhecido localmente por sentar-se no mesmo lugar e escrever todos os dias. Em abril de 2011, ele fez amizade com uma jovem chamada Shalla Monteiro. Impressionada com sua poesia e querendo ajudá-lo em seu sonho de publicar um livro, ela criou uma página no Facebook para caracterizar a escrita de Raimundo. Nem poderia ter esperado o que aconteceu em seguida.
Veja mais sobre Raimundo e sua poesia em sua página no Facebook mantido por Shalla: facebook.com/ocondicionado
Este curta-metragem usa imagens de um documentário sobre Raimundo filmado em São Paulo em 2011 e 2012, juntamente com entrevistas e cenas filmadas em Goiana, Brasil, em janeiro de 2014.
Esta é uma das 10 histórias que celebram o 10º aniversário do Facebook e uma década de conexões possibilitadas através da plataforma. Veja o resto em facebookstories.com/10"


Nenhum comentário:

Postar um comentário