domingo, 13 de abril de 2014

Planeta Terra: Todas as espécies estão ligadas pela teia da vida



O vídeo acima Planeta Terra: Todas as espécies estão ligadas foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de belo material para falar de meio ambiente, de biologia, geografia etc, com produção e edição de imagens de Luís Diego Marín Schumacher, a partir de arquivos da Nasa, BBC, Dakota Lapse, Preserve Planet e outros.
Que estamos todos ligados, conectados por uma rede, uma teia da vida, isto é nítido e vídeos com a técnica "Time Lapse" (lapso de tempo, em filmagem acelerada) demonstram isso. A natureza e o universos funcionam matematicamente como imensos sistemas operacionais, em que tudo tem um sentido e que para se manter o equilíbrio há que se preservar o meio e os ecosssietamas em que se vive; preservar o planeta que é a nossa Terra, nosso lar.
Sempre que olho uma casa abandonada, percebo musgos, galhos, até árvores crescendo em suas fachadas e paredes "mortas", provando que a vida se renova, mesmo onde aparentemente só existe o abandono. Se a ação daninha de alguns seres humanos, via poluição, desmatamento, guerras etc não existisse, ou se o ser humano sumisse do planeta, as coisas reconstituiriam-se de maneira veloz. Basta ver cidades perdidas e construções engolidas por densas matas, enterradas por dunas de areia etc.
Para complementar esta discussão, sugiro que assistam um poderoso documentário da BBC (vide abaixo), que trata dessas possibilidades:

O MUNDO SEM NINGUÉM - DOCUMENTÁRIO DA BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário