quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nascido para a internet: divertido comercial sobre o futuro que nos aguarda



O vídeo acima, MTS Internet Baby , trata-se de comercial produzido para empresa de internet da Índia e de uma forma divertida e provocativa demonstra - de forma exagerada -, como a atual geração parece já nascer conectada aos multimeios e à cibercultura.
O Educa Tube Brasil até brinca com colegas e amigos de que do jeito que as coisas vão, logo as crianças nascerão com um cabo USB, ao invés de um cordão umbilical. O que fez uma colega dizer que não demorará também para virem "wi fi" (sem fio).
No que tange às tecnologias, as crianças atuais não têm medo de manipular qualquer tipo de equipamento moderno, digital (mas não tem a mesma destreza de manipulação de equipamentos analógicos e antigos de seus pais e avós, vide vídeo ao final desta postagem), sabem compartilhar descobertas entre si, aprendem em rede, socializam vestuário, calçados, seus brinquedos eletrônicos.
Já os pais, criados na cultura no "Não mexe que estraga!", alguns deles educadores, ainda encontram-se atados, dependentes da ajuda dos filhos para utilizarem televisores com diversas funções e configurações, DVD e Bluray, notebook, tablet e toda a parafernália tecnológica que a cada seis meses, no máximo um ano, torna-se obsoleta, diante de novos lançamentos nas versões 2, 3, 4 , 5 ... Neste sentido, os pais ainda não cortaram o cordão umbilical da dependência tecnológica de seus filhos, pois são estes, mesmo em tenra idade que mexem e remexem em tudo.
Se o professor dominar o conteúdo de sua disciplina, terá também o domínio de classe, utilizando ou não às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), mídias e redes sociais. Mas se souber interagir com seus alunos, através destes meios eletrônicos, poderá abrir um leque de possibilidades para ambos, fazendo do aluno seu monitor no uso das tecnologias, pois por melhor que seja o equipamento e a destreza de seu manuseio pelo aluno, este não terá jamais a bagagem de um professor que tem formação na área, se atualiza, se capacita, dialoga, interage com a sua turma. Que pesquisa formas de utilização das tecnologias aplicadas à educação. Existem projetos fantásticos disponibilizados no mundo virtual, que podem ser adaptados do universal para o particular. Existem diversos educadores que não apenas socializam sua prática educacional e tecnológica, como interagem com seus alunos e com outros educadores, via blog, e-mail, redes sociais... É preciso saber conectar-se às diversas possibilidades da tecnologias, sem se preocupar demais em ser um expert no assunto, pois, como o vídeo bem demonstra, de forma satírica, a criança já nascem com esta capacidade de de forma autodidata utilizar todo tipo de tecnologia que está surgindo, "nascendo" a cada dia...
Como educadores, sejamos pais ou professores, precisamos aprender a nos reinventarmos a cada dia, pois o futuro da educação e da sociedade indica que pais e filhos deverão cortar aos poucos uns dos outros seus cordões umbilicais de dependência tecnológica e financeira, respectivamente, atando laços de afeto, carinho, aprendizagem mútuos. Os pais precisam se conectar ao mundo dos filhos, principalmente os professores, para entender o modo de vida de seus alunos, para só assim, diante das novas tecnologias que podem ser aplicadas à educação, planejarem novas metodologias e didáticas de ensino.
Abaixo, vídeo sobre experiência sobres As crianças e a evolução tecnológica, utilizando as tecnologias conhecidas por seus pais e avós. Vejam a reação deles, se não é bem similar a de seus pais e avós, diante das modernas tecnologias atualmente em uso, o que demonstra que cada geração tem a sua tecnologia própria e sua forma de interação com elas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário