domingo, 6 de abril de 2014

Experiências Superloucas no Discovery Channel TV: cientistas analisam vídeos malucos da internet



O vídeo acima, Experiências Superloucas, descobri por conta de meu filho, enquanto este zapeava os canais de TV a cabo; mais precisamente no Discovey Channel Brasil e trata-se de interessante programa em que "cientista analisam vídeos malucos da internet".
Começa com o vídeo intitulado "escalada líquida", viral para empresa de trajes esportivos, em que um rapaz consegue caminhar literalmente sobre as águas, mas que analisado sobre a ótica da física, logo é desmascarado o "pequeno milagre", ainda mais quando depois mostram os artistas responsáveis pelo efeito especial, confessando tratar-se apenas de uma propaganda.
Há também a imagem do ciclista que sem pedalar consegue acompanhar um caminhão em alta velocidade por uma estrada. Fraude ou realidade? Neste caso é real, pois os cientistas demonstram que não se trata de um boneco e sim um ser vivo que se ampara nas leis da física, e no vácuo proporcionado.
Imaginem os professores de matemática, física, química, biologia e outros mais, popularizarem o conhecimento científico através de programas divertidos como este, que instiga a curiosidade humana, fazendo o aluno pensar, pesquisar, trocar ideias, antes deles mostrarem o resultado. Uma espécie de charada ou enigma visual.
Transportar o ambiente das chamadas "pegadinhas" e "videocassetadas", que as crianças e jovens veem e gostam, para o ambiente escolar, utilizando um material relevante de um canal de TV confiável, é um bom apoio para o início de uma aula.
Vejam abaixo, link para o programa na internet:

EXPERIÊNCIAS SUPERLOUCAS DISCOVERY CHANNEL

Um outro exemplo de como se pode, através vídeos divertidos, despertar o interesse dos jovens pelas ciências é esta cena da ótima série The Big Bang Theory, em que a personagem Sheldon inventa "physics mad libs" (frases físicas malucas):



Conforme apresentação do vídeo acima, no You Tube: "Sheldon está no refeitório da universidade com Leonard, Howard e Raj enquanto tem suas ideias excêntricas e além disso o Reitor da universidade o obriga a tirar férias". Um momento impagável.
O curioso é que falando de "frases físicas malucas", recentemente estudo falso foi aceito para publicação em mais de 150 revistas científicas renomadas, vejam AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário