sábado, 17 de outubro de 2015

A magia do eletromagnetismo: Engenheiro cria martelo de Thor programado para só ele erguer




O vídeo acima, Real Mjolnir (Electromagnet, Fingerprint Scanner) ou Martelo de Thor real (Eletromagnetismo e escâner de impressão digital), descobri nas redes sociais, no portal MSN Notícias, e trata-se de criativa e divertida invenção que une o universo da ciência e da tecnologia ao das Histórias em quadrinhos e do cinema.
Imaginem um engenheiro, fã de HQs, que usa seu conhecimento para criar uma réplica do "Mjolnir", o famoso e mitológico martelo do deus Thor, usando a lógica do eletromagnetismo e o resultado é para deixar Stan Lee, o criador de Os Vingadores e dos herois da Marvel, de queixo caído.
Parece truque, magia, mas é pura ciência colocada na prática.
A ideia foi usar de escaneamento da mão pelo inventor, aliado a sensores de impressão digital, para que o martelo fique travado em superfície metálica e somente pelo toque de seu dono possa ser destravado e erguido, como um deus ou como o rei Arthur e sua Excalibur, a espada mágica do reino de Camelot.
O processo relatado pelo MSN Notícias consiste em: "(...) colocar dentro do objeto um transformador de micro-ondas com um eletroímã, que usa energia elétrica para produzir um campo magnético. Isso cria uma atração magnética tão forte com superfícies de metal, que o martelo fica extremamente pesado".
A experiência foi feita na praia de Venice, Califórnia, EUA e Allen Pan, da Space Robotics Inc., é esse inventor que programou o martelo para atender somente ao seu toque, e possui um canal de vídeos no You Tube, chamado Sufficiently Advanced (Suficientemente Avançado, tradução livre do Educa Tube Brasil), para suas experimentações.
Um ótimo vídeo para educadores, sejam pais e/ou professores (de ciências em geral e física, em específico), encantarem seus filhos e/ou alunos com a magia da ciência e da tecnologia transportada para o universo dos quadrinhos e do cinema.

2 comentários:

  1. Adorei!!! Maravilhoso!
    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que ías gostar, amiga Andréa, e quando vi o vídeo pensei no Dicas de Ciências e no Professor Digital, do amigo José Carlos Antonio, dois educadores que unem a teoria à prática inovadora :-)

      Excluir