domingo, 13 de dezembro de 2015

A vida de um físico teórico: entre o imaginário do giz, da caneta laser e do sabre de luz




O vídeo acima Glamour and Heroics: Life of a Theoretical Physicist (Encanto e heroísmo: A vida de um físico teórico), descobri via Facebook do amigo Jarbas Novelino Barato, educador de São Paulo, SP, Brasil, e editor do blog Boteco Escola.
Reproduzo na íntegra, a seguir, a apresentação do referido vídeo, feita por Novelino:

"Vídeo mostra a heroica turma do meu filho [André Cardoso Barato] no Instituto Max Panck em Dresden, um bando bem humorado de jovens cientistas. Pra quem não conhece, meu filho é o herói com projeção de sombra a la Batman.
Em algumas cenas aparece um físico escrevendo equações em quadro branco. Isso é muito interessante. Esses jovens têm grande domínio de ferramentas digitais, mas não dispensam um lousa em seu oficio de físicos. Não sei se é só tradição (são muitas as fotos de Einstein com giz na mão com um quadro negro ao fundo) ou se a comunicação de saberes físicos requer necessariamente quadro negro ou branco.


Trabalhar com o imaginário, independente da disciplina ou da complexidade do tema, é um das formas de promover o encantamento no aluno e ao mesmo tempo, um gesto de heroísmo e automotivação do educador, diante dos grandes desafios da educação.
Muitas vezes o professor precisa quase de superpoderes e tornar-se um super-herói, tipo o Batman, parodiado por André Barto com seus óculo sobre a cabeça e a sombra parecendo a do Cavaleiro das Trevas.
Mas tendo este didática e metodologias criativas, encantadoras, tanto faz se os acessórios e ferramentas utilizadas pelo educador do século XXI, seja o prosaico giz e quadro, a caneta laser e o data show, a lousa digital ou o sabre de luz da série do cinema Star Wars. Por sinal, a imagem de capa do vídeo no You Tube fez o editor deste blog educacional pensar que era a máscara do mestre Yoda, quando na realidade era o busto do cientista Max Planck. :-)

Observação: O Educa Tube Brasil recomenda a entrevista (áudio) do professor Jarbas Novelino Barato a FTD Digital sobre Tecnologia educacional, WebQuest, WebGincana e imaginação pedagógica:

ENTREVISTA COM JARBAS BARATO PARA A FTD DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário