domingo, 20 de dezembro de 2015

'Educação infantil é tão ou mais importante que a universitária' (TV Unesp)




O vídeo acima "Educação infantil é tão ou mais importante que a universitária", descobri na rede social e trata-se de entrevista da série Diálogos TV Unesp com o professor cubano Guillermo Arias, que destaca a relação da educação com a psicologia e o papel da família.
Conforme o portal da TV Unesp: "Falar de educação, especialmente a infantil, é ter uma relação muito próxima com a psicologia. O professor da Universidade de Havana, Guillermo Arias, é especialista no enfoque histórico cultural e destaca como a educação deve entender seu papel no desenvolvimento psíquico.
O professor defende a Educação Infantil e sua contribuição na Educação Básica e no Ensino Superior, além de pontuar como a família deve se integrar com a rotina escolar e dia a dia dos filhos e alunos".

Arias, amparados em diversos pensadores, desde o século XIX, diz que "a educação desenvolve e forma a consciência humana". E destaca o papel da cultura neste processo. Que os conteúdos curriculares são justamente os conteúdos da cultura. Que o problema da educação não é um problema só da escola, mas da sociedade. Há a necessidade de interação da comunidade com a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário