terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Impressionante animação dos 60 anos de lixo espacial se acumulando em torno da Terra




O vídeo acima Space Debris: 1957 - 2015, trata-se de impressionante animação criada pelo astrônomo Stuart Grey, da University College London, usando dados sobre a localização precisa de cada pedaço de lixo espacial em space-track.org.
Conforme o portal Gizmodo: Quando "União Soviética lançou o Sputnik 1 – o primeiro satélite artificial – em 1957, ele não só marcou o início da era espacial, mas o início de uma tradição de lixo espacial". Desde então, através da animação é possível ter a dimensão do que os demais voos da corrida espacial criar em torno da Terra: um verdadeira cinturão de lixo tecnológico.
Aqui no planeta também, nos rios, mares, nas florestas, nas grandes cidades, o lixo produzido é cada vez mais, fruto de um modelo consumista e descartável, e os lixões, mesmo sendo substituídos pelos aterros sanitários, se mal localizados, próximos ao lençol freático, a rios e mares é algo preocupante.
Ainda, de acordo com o Gizmodo: "Em 2007, o número de peças rastreáveis ​​de lixo espacial – que variam de fragmentos com o tamanho de uma maçã até motores de foguetes – havia ultrapassado 9.000. Naquele ano, um teste de míssil balístico chinês explodiu, acrescentando outros 2.000 ao enxame.
A partir de 2012, mais de 23.000 objetos maiores do que 5 cm de diâmetro estavam sendo monitorados pela Rede de Vigilância Espacial dos Estados Unidos. O número objetos com mais de 1 cm, que incluem desde parafusos perdidos até manchas de tinta, já ultrapassou meio milhão".

Apesar disso, existem algumas ideias para tratar disso, como o link abaixo:

Japão lançará uma rede gigante em órbita para coletar lixo espacial

Para ler a matéria do Gizmodo na íntegra, basta clicar no link a seguir:

Assista a 60 anos de lixo espacial se acumulando em torno da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário