sábado, 5 de dezembro de 2015

Tudo o que eu desejo: Clipe que parece Curta




O vídeo acima All I Want (Tudo o que eu desejo), da banda Kodaline é um daqueles Clipes que parecem Curtas, e que podem ser integrados a projeto de oficina de interpretação e criação literária, a partir da leitura de imagens e posterior produção textual, que desenvolvi durante meu estágio na graduação em Letras, primeiramente com alunos das séries finais do ensino fundamental e posteriormente com alunos do ensino médio.
O videoclipe em questão, além de uma linda canção, traz uma bela mensagem de tolerância, solidariedade e crítica social, muito relevante nesses tempos intolerantes e discriminatórios que vivemos, em que situações que em pleno século XXI, pareciam ter sido resolvidas (como racismo, preconceito, homofobia, etc), saíram de seus sarcófagos para nos assombrar.
All I Want (letra traduzida neste link) possui uma narrativa visual que conta a história de um rapaz diferente dos demais, por conta de sua face e orelhas que lembram a de um felino. Apesar disso, como diz aquele ditado popular: "Quem vê cara não vê coração". E o jovem que se apaixona por uma bela colega de trabalho, que se assusta inicialmente com seu aspecto, passa a conviver com olhares de espanto, medo e discriminação. Um de seus colegas escreve em sua caneca de café a palavra Freak (aberração).
Nos detalhes das cenas, vamos percebendo que o jovem, apesar da aparência assustadora, tem um bom coração. É sensível, gosta de arte, de animais, mas vive solitário, junto com seu cão de estimação. Porém, no clímax do clipe que se assemelha a um curta-metragem, a moça que ama é assediada no estacionamento do trabalho por três colegas de boa aparência, forçando o pacato jovem com cara de fera, tornar-se de fato feroz na defesa de seu amor. Algo que pode ser feito um link com o conto de fadas e filme A Bela e a Fera, promovendo atividade intertextual entre cinema e literatura por professores de língua portuguesa, língua inglesa (na questão da tradução da canção) e artes.
É um rico material que permite diversas possibilidades...
Atualmente, por conta de atos terroristas, há uma postura maniqueísta e binária de alguns de nivelar a todos de uma origem religiosa ou de uma etnia ao terror, o que sabemos que é um absurdo, pois não se deve rotular as pessoas, generalizando todos ou reduzindo tudo a uma etiqueta, como fizeram regimes totalitários no passado. E bem sabemos (ou pelo menos aqueles que estudam a História da Humanidade) no que isso resultou...
Portanto, tal material audiovisual pode ser usado em uma oficina de produção textual, pedindo aos alunos assistirem a palavra cantada e depois contarem através de palavras escritas a história que entenderem, a mensagem que traz o clipe, que outro final eles poderiam dar àquele clipe que parece um curta-metragem. Ou até mesmo, reescrever um pequeno conto, inspirado naquele material.
Ou pode ser utilizado em atividade para discutir o bullying na escola e na sociedade, falar sobre racismo, discriminação, intolerância em suas variadas formas.
Abaixo, link para o Projeto Clipes que parecem Curtas, de autoria do editor deste blog educacional, com o referencial teórico e lista dos clipes utilizados:

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura e língua portuguesa

Observação do Educa Tube Brasil:
Posteriormente a esta publicação, reencontrei nos vídeos correlato o clipe Wait (Espera), da banda M83, que pertence ao álbum 'Hurry Up, We're Dreaming' ("Se apresse, estamos sonhando", tradução livre do blog), e é a parte final de uma trilogia; e que por sua grande carga simbólica, pode ser utilização n'alguma oficina de interpretação e produção textual com alunos da graduação em letras e artes visuais, em atividade integrada ou não, pois mostra, conforme link abaixo, a ideia de uma ligação entre o cósmico e o terreno, o sagrado e o profano, o selvagem e o humano, com duas crianças, uma menina, na Terra (analogia com o planeta Terra?) e um menino no céu, entre as estrelas, que convivem com seu entorno em simbiose. A menina vive entre pessoas que convivem como feras, enquanto ela se entrosa com lobos (animais selvagens), em contato com a natureza; Há cenas belíssimas, como os pássaros no céu e as arraias no mar, ambos parecendo voar... Enfim, um rico material para ver, refletir e produzir:



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