domingo, 27 de dezembro de 2015

Pintura Viva: Audiovisual resultado de interação em rede social e proposta de projeto educacional




Vídeo acima Pintura Viva, fiz de forma casual ao filmar em 24/12/2015 a fachada de São José do Norte (RS) Brasil, extremo sul do RS, que lembrava um quadro de meu pai, o artista plástico José Américo Roig, o Zeméco (daí o motivo do título Pintura Viva), que entre seus inúmeros quadros retratando a paisagem de sua cidade natal, seguidamente pintou essa fachada.
Ao perceber a movimentação de gaivotas próximas à lancha em que eu estava, dei o zoom e deixei gravando suas evoluções no céu. 46 segundos de pura magia.
Quando levei este vídeo para a rede social Facebook, dois amigos, Gilson Borges Corrêa (riograndino) e Paulo Troina (nortense vivendo em Porto Alegre), em suas interações me sugeriram, o primeiro colocar uma música de fundo, e o segundo indicou a canção Voa Liberdade, do cantor Jesse. Dito e feito: levei vídeo e áudio para o Movie Maker e editei o "Pintura Viva", fruto dessa interação.
Um pequeno exemplo como uma ideia quase acidental de filmar a fachada de uma cidade, por conta de que o interior da lancha estava lotado, me fez ir para o alto da mesma e dali ver o belo visual e lembrar da obra de meu pai. A participação das gaivotas foi de forma incidental, assim como a interação dos amigos e a edição da canção, de forma incidental também, preservando o som ambiente da travessia do canal que separa São José do Norte a Rio Grande. A canção achei no You Tube e baixei o vídeo, convertendo-o só em áudio para inseri-lo na gravação original, via editor de vídeo Movie Maker. A música casou perfeitamente às imagens, pois apenas a adicionei e deixei rodando os primeiros 46 segundos e o resultado não poderia ter sido melhor pela sincronia e sintonia com o tema. E viva a esta pequena criação coletiva, via rede social.
Um pequeno exemplo também de como professores podem interagir com seus alunos no ambiente escolar, sugerindo vídeos e eles músicas, ou vice-versa, na produção de material audiovisual, relativa as atividades em sala de aula ou projetos que envolvam saídas de campo, no entorno da escola ou além dele.
Para quem se interessar sobre a vida e obra de Zeméco, meu pai (falecido em março 2011) podem visitar (link abaixo) o blog que fiz em 2006 para ser acervo digital de sua produção:

VIDA E OBRA DE ZEMÉCO: PINTOR AUTODIDATA NORTENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário