sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Caderno de Poesias e a Arte em Movimento: A Pedagogia da Poesia


Uma série apresentada pela cantora Maria Bethânia estreia no Arte 1 em 2016. O projeto é uma extensão do livro e DVD que ela lançou nesta semana no Rio de Janeiro:

Posted by Arte 1 on Sexta, 18 de dezembro de 2015


O vídeo acima, Arte 1: Bethânia lança um livro e DVD de poesia , foi indicação via Facebook da amiga e madrinha poética Leinecy Pereira Dorneles, poeta de Rio Grande, RS, Brasil e fundadora da Casa do poeta Brasileiro - Cassino/Rio Grande.
Trata-se de fragmento de uma série apresentada pela cantora Maria Bethânia, com estreia no canal Arte 1 em 2016. O projeto é uma extensão do livro "Caderno de Poesias" e DVD que ela lançou em 2015, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Bethânia, uma das maiores intérpretes da MPB (Música Popular Brasileira), fala de poesia da forma mais lírica, bela e crítica: "Eu sei que ler, dizer, ouvir poesia hoje nesse tempo de tanto desapego, tanta correria é uma tarefa difícil. É como provocar o mundo, ofender o mundo. Vivemos como se não coubesse mais o silêncio, as delicadezas. Mas cabem". E complementa: "É quase um desaforo a pessoa subir no palco para dizer poesia hoje".
"Música, poesia e imagem presentes no livro, um remix, tudo junto e misturado, que é como a nova geração entende as coisas", diz Gringo Cardia, diretor e designer. Alguém conectado ao mundo e à geração audiovisual.
Devo muito a Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Belchior, Gilberto Gil, Ivan Lins, Djavan e outros tantos cantores e compositores que me ensinaram a ver o mundo através da poesia de suas letras e canções, verdadeiras poesias musicadas. Foram, de certa forma, também meus professores de história, de artes, de geografia, de filosofia, sociologia, etc. E me fizeram aprender muitos através de suas letras e arranjos musicais. É possível inclusive dar uma aula completa de História do Brasil por conta da seleção de diversas canções da MPB. Quem disse que poesia não é uma forma de pedagogia? Tudo depende da forma didática e metodológica de passar um conteúdo, seja ele qual "flor" (poesia?) ou qual for (pedagogia!)... Por que tudo é poesia na vida, do mágico ao trágico, da paixão ao amor...
Poesia é a arte em movimento. É o belo que nos faz refletir sobre a nossa condição no mundo. É a palavra modulada em suas inúmeras possibilidades. É brincar de montar palavras e construir sentidos.
E utilizar a poesia, em especial, e a arte e a cultura em geral na educação é uma forma de conectar a geração do educador a do educando, dando um outro sentido ao caderno do aluno. Se a poesia é a arte em movimento, a educação é a informação gerando conhecimento, um outro movimento, nada retilíneo e uniforme, mas criativo, livre, leve e solto, dentro de uma proposta pedagógica.
E como diz sempre o editor do Educa Tube Brasil: "QUE A POESIA DOS DIAS NUNCA NOS DESAMPARE... APESAR DOS PESARES, DOS AMORES E DOS AMARES, DAS SENZALAS E DOS PALMARES".

Nenhum comentário:

Postar um comentário