sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

É a simplicidade que permite a continuidade em projetos de vida, trabalho e estudo




A imagem acima é de comovente depoimento de Adriano de Souza, o Mineirinho, nosso 2º campeão mundial de surf (vide link abaixo), que agradece emocionado lembra do amigo Ricardo dos Santos, surfista assassinado com três tiros por policial militar, em Santa Catarina, Brasil, no início de 2015.
E também se emociona ao lembra de presente dado por seu irmão: pequena prancha de 30 reais, valor que para ele era muito à época e esse gesto simples mudou a sua vida. Eis as palavras emocionadas do jovem campeão: "Eu também dedico esse troféu ao meu irmão, que com 30 reais comprou uma prancha de surfe para mim. Eu sei que era muito dinheiro para ele, mas cheguei ao topo do mundo com 30 reais e com o apoio dele".

Mineirinho: 'Estou no topo do mundo graças a 30 reais'

Mineirinho é o exemplo da superação, ao enfrentar esses desafios da vida e do esporte, e ao eliminar o surfista Mason Ho, nas semifinais do circuito mundial sagrou-se campeão.
Como o editor deste blog sempre reitera em palestras, oficinas, formações ou simples bate-papos com amigos: a simplicidade é que permite a continuidade, e como educadores devemos pensar primeiro na pedagogia do exemplo e na importância de pequenos gestos que podem mudar uma vida. Pode ser uma prancha de surf, independente do valor, um livro, um brinquedo, um abraço, um carinho, uma palavra amiga. Não importa o valor deste pequeno presente, mas a grandiosidade do gesto.
A simplicidade é que permite que sonhos se tornem realidade e tenham a continuidade, quando se faz o que se gosta e se é autêntico ao que se acredita e luta, não importa o tamanho das ondas, nem a força das marés.
Ou como escreveu certa vez a escritora Lívia Garcia-Roza: "A vida se resume a afetar e a ser afetado. Ao afeto".
Ao afeto, então... como sua devida pedagogia e metodologia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário