segunda-feira, 4 de abril de 2016

"A gente quer comida, diversão e arte" e também Filosofia e Sociologia na Educação (Iniciativa estudantil)




O vídeo acima, Estudantes do RJ querem ter mais aulas de filosofia e sociologia, e como o nome indica, trata-se de reivindicação de alunos que ocupam duas de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, Brasil, pedem mais aulas de Filosofia e Sociologia, disciplinas que segundos os alunos "ajudam na formação crítica do cidadão".
A luta destes jovens, que se inspiraram nas ocupações de alunos em escolas de São Paulo, me lembrou na canção Comida, da banda paulista Titãs, em que o refrão é justamente o que coloquei como título desta postagem "A gente quer comida, diversão e arte" (vejam vídeo mais abaixo). Filosofia e Sociologia foram banidas durante a ditadura militar, em 1971, substituídas por Moral e Cívica e OSPB e seu "estudo dirigido", e foram reincorporadas no currículo escolar recentemente.
Quando muitos reclamam que alguns alunos não querem estudar, em contrapartida tem também aqueles que desejam mais aulas de disciplinas que lhes estimulem a consciência crítica e cidadã. Uma iniciativa que deve ser valorizada e jamais criticada.
Abaixo, vídeo edição com letra da canção Comida, dos anos 1980, para reflexão:



Afinal, "a gente não que só comida, a gente quer comida, diversão e arte... A gente quer a vida como a vida quer..." A gente quer educação, arte e cultura, além de mais filosofia, sociologia e tecnologia na educação e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário