domingo, 17 de abril de 2016

O saber e o sabor: Documentário educacional sobre a Filosofia do Aprendizado e o Saber




O vídeo acima O saber e o sabor, descobri via Facebook da colega e amiga Raphaella Marques, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de ótimo documentário educacional sobre a Filosofia do Aprendizado e o Saber, constando com breves e profundas depoimentos e reflexões de grandes educadores sobre o ato de educar para a vida, acima de tudo.
Conforme a apresentação do referido, no You Tube: "Esse documentário nos convida a refletir sobre o prazer quase palatável que é o processo de aprendizado, de aquisição de saberes. Se analisarmos com maior acuidade e atenção, notaremos que há, de fato, tal sensação palatável quando degustamos o conhecimento, o sabor ímpar dos alimentos que nos preenchem o espírito. Um delicioso vício do qual tornamo-nos dependentes. E diferentemente de outros, este extremamente revitalizador e positivo".
Vídeo abordando temas como educação, filosofia, pedagogia e aprendizado, lembra-me expressão cunhada pelo escritor Erico Verissimo, em sua autobiografia Solo de Clarineta, de que existem "escritores fecundantes que inspiram leitores a serem futuros escritores"; da mesma forma, penso que existem também educadores fecundantes, inspirando alunos, alguns deles se tornando também professores.
Como bem destaca a amiga Raphaella Marques, da fala do escritor e educador Rubem Alves: "A memória é igual fazer macarrão...aquilo que a gente lutou tanto para aprender,... será esquecido ...e só vai sobrar aquilo que está integrado com a ‪#‎VIDA" e que "A minha única preocupação é o ‪#‎ALUNO‬, o conteúdo é apenas o acessório, o que é essencial na ‪#‎EDUCAÇÃO‬ é o #ALUNO..."; "as pessoas não se transformam por causa de leis".
Como declara a professora Madalena Freire: "Aprender não é natural nem espontâneo, ensinar não é natural nem espontâneo, por isso inventou-se a escola".
Já Ubirantan D'Ambrosio, trata do professor do futuro, que deverá ser curioso e reconhecer que a criança talvez esteja mais equipada metodologicamente, pra entender o que está acontecendo, pois pra criança hoje é mais natural do que para o adulto. E penso nas TIC como exemplo disso. Para Ubirantan, o professor possui mais experiência e sentido crítico... Juntando essas coisas, estes saberes de professores e alunos, compartilhados, dever-se-á ter a escola do futuro.
E pensando nessas questão da teoria com a prática, lembrei de postagem na internet, que apesar de uma brincadeira, provoca uma reflexão no educador, conforme link a seguir:

10 coisas que a escola ensina x o que ela deveria ensinar

Hilário, criativo, original, crítico e reflexivo! Uma brincadeira que recomendo aos educadores, para boas risadas e algumas reflexões ;-)

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