sábado, 30 de abril de 2016

"Do Lembrar e do Esquecer: Memórias de um Patrimônio Ignorado": Documentário cultural para se pensar a questão educacional




O vídeo acima "Do Lembrar e do Esquecer: Memórias de um Patrimônio Ignorado", é um ótimo documentário que encontrei ao visitar o também igualmente ótimo blog TELECINE BRASIL, que recomendo visita, que traz resenhas sobre filmes.
O referido documentário, conforme apresentação no blog e no You Tube "conta, através de depoimentos e imagens, a história e destino de um conjunto arquitetônico demolido pelos novos proprietários dias após ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. Por meio de um caso local, se discute como tem se desenvolvido esta relação conflituosa envolvendo especulação imobiliária, preservação do patrimônio, poder público e interesses privados, relação esta que é observada atualmente em diversas partes do Brasil", tendo como direção de Jorge Costa e produção do Laboratório de Produção Audiovisual MacacuCine.
Um vídeo "sobre as práticas educacionais e da necessidade de lembrar e não deixar cair no esquecimento, esse repositório educacional", muitas vezes restrito à sala de aula, para que não fique ignorado às gerações futuras toda essa trajetória histórica e escolar, entre o vivido e o recordado, quando "cinema vira igreja, coreto da praça é demolido", todo um patrimônio histórico que deve ser preservado.
Como bem destaca a prof. de Historia Elaine Fátima do C.E. Quintino Bocaiúva, de Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil, "Uma cidade que não preserva seus monumentos, seus prédios, sua História, não preserva sua identidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário