sábado, 2 de abril de 2016

O Fim do Recreio: Premiado curta-metragem sobre a importância do brincar na educação




O vídeo acima O Fim do Recreio (Vinícius Mazzon e Nélio Spréa, 2012), foi indicação via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas, SP, Brasil e editora do Josobreira's Blog.
Trata-se de premiado curta-metragem, de Vinícius Mazzon e Nélio Spréa (2012), que retrata a vida de alunos de pequena escola, quando chega a notícia de que "No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história",
Dirigido a todos os públicos, "O Fim do Recreio" é um ótimo vídeo para refletirmos sobre a importância do lúdico, do brincar, no cotidiano das crianças de todas as idades, seja na escola ou na sociedade. Da importância de criança ser criança, estimulando esse olhar do adulto sobre o universo infantil. Da necessidade de incentivar a expressão infanto-juvenil no espaço escolar, seja por brincadeiras as mais variadas, que são mostradas no curta, seja pela própria produção audiovisual, representada pelo garoto que encontra uma câmera filmadora, guardada no almoxarifado e que serve para capturar esse olhar do outro. Que pode ser representado e capturado e outras obras visuais, pelo desenho, música, dança, teatro e outras manifestações artísticas e culturais, em que a tecnologia serve como esse produtor de acervo digital sobre o cotidiano de uma comunidade escolar.
Como destacou a própria colega Josane, é um vídeo "Sobre empoderar as crianças! Demais! E o olhar que a diretora teve quando viu as imagens". Fato! A equipe diretiva deve ser essa locomotiva de conduzir os demais vagões da escola nesse processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário