quinta-feira, 28 de abril de 2016

Entre o Homem a Caráter e o Ultraje a Rigor, haverá sempre a Esperança no eterno recomeçar




O vídeo acima, que intitulei de Entre o Homem a Caráter e o Ultraje a Rigor, haverá sempre a esperança no recomeçar, descobri na rede social, na página Homem a Caráter e logicamente o termo Ultraje a Rigor remete a título de banda de rock brasileira dos anos 80, 90 e dos tempos, ora ultrajantes que vivemos, em que as coisas tornaram-se mais kafkanianas que as pensadas pelo próprio Kafka, em A Metamorfose, O Castelo e O Processo, e mais dantescas que as imaginadas por Dante Alighieri em sua Divina Comédia.
Entretanto, apesar do pesares, das polêmicas e falsas polêmicas, dos conflitos e da onda de ódio e de intolerância nas redes sociais e mundo afora, resta-nos lembrar (e o vídeo acima presta-se a essa breve reflexão) de que após as Trevas vem o Renascimento.
Pensando nessa volta do fascismo, reproduzo logo abaixo a apresentação do vídeo na página Homem a Caráter, que traz essa perspectiva histórica que nós, educadores - sejamos pais ou professores - precisamos sempre repassar ao aluno, não apenas na disciplina de História, mas resgatando valores humanitários, que vez em quando parecem esquecidos:

"Homens fortes criam tempos fáceis, onde nascem homens fracos.
Homens fracos criam tempos difíceis, onde nascem homens fortes."


Hoje você pode falar sobre todos os assuntos, pode ler e estudar sobre tudo, hoje você tem a LIBERDADE para ser o que quiser e seguir o que desejar. Hoje podemos falar sobre FASCISMO, porque muitos homens morreram para você poder desfrutar de liberdade ao invés do verdadeiro FASCISMO.
Se a guerra tivesse durado mais um ano, hoje seríamos obrigados a falar alemão e a se curvar diante a uma bandeira nazista. Sou grato aos veteranos aliados, e sempre vou lembrar de sua história, porque história que é esquecida, tende a ser repetida.

Resistir, enfrentar, debater, não esquecer, relembrar a história da humanidade para não repetir os mesmos erros é uma necessidade. E o vídeo em questão nos mostra que o veterano de guerra, menosprezado por um jovem recebe o auxílio de uma criança, o símbolo da esperança no futuro... Educar para a vida e o mundo, sem perder essa perspectiva histórica, justamente para evitar situações como presenciamos, de pessoas desinformadas pediram a volta da ditadura, idolatrar fascistas e outras situações constrangedoras e preocupantes.
A dignidade humana deve sempre prevalecer diante de todo e qualquer ultraje a rigor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário