segunda-feira, 18 de abril de 2016

"O que você gostaria que eu, sua professora, soubesse?": E o outro lado da educação: O mundo do aluno




O vídeo acima "O que você gostaria que eu, sua professora, soubesse?", foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de perguntas que a professora Luana Tolentino fez a seus alunos e suas respostas comoventes.
A professora Marisa Pires me apresentou o referido vídeo com a seguinte frase instigante: "O quanto não sabemos nada sobre nossos alunos!!!!".
De fato! Quantas vezes passamos na vida dos alunos e alunos passam na vida dos professores, sem um conhecer o outro?
Uma experiência que fez lembrar ao editor deste blog, quando fez seu estágio-docência na graduação em letras e seus 43 alunos. Como era impossível memorizar e conhecer todos adequadamente na disciplina de Introdução aos Estudos Literários, foi proposto, entre as diversas atividades, alguns desafios online, um deles era que cada um enviasse ao professor um email com breve autodescrição do aluno, motivo de escolher o curso, perspectivas quanto à disciplina e sonhos futuros. Foi incrível o conhecimento improvável, sem esse recurso, descobrindo um pouco de cada um e estabelecendo com eles esse diálogo virtual. Ao final da disciplina, cada um recebeu deste editor e professor um livro o mais próximo que foi possível estabelecer de identidade literária professor-aluno.
São essas expedições ao universo do aluno que permitem o professor pensar estratégias, não apenas de interação, mas didáticas e metodológicas, conforme o perfil de uma turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário