terça-feira, 19 de abril de 2016

Ondas Incertas (Extremos) e o pensamento de jovem sobre maniqueísmos e rótulos




O vídeo acima Ondas Incertas- EXTREMOS, descobri via Facebook da amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta de Porto Alegre (RS, Brasil e editora do blog Arquitetando Ideias.
Trata-se de interessante vídeo produzido pela jovem Natália Bassani, de 17 anos, editora do blog Ondas Incertas, falando sobre maniqueísmos e rótulos no cotidiano.
O maniqueísmo força a narrativa de vilões versus heróis, que acaba sendo extremista e monocromática, quando não tem a devida criticidade. Da mesma forma que os rótulos, generalizantes (Todos são) ou reducionistas (Somente um é) são figuras extremistas e extremadas para definir algo ou alguém.
Ou vir os jovens, sem rotular uma geração é um grande desafio, pois os jovens são o espelho de sua convivência, mas isso, não necessariamente indique que filhos de pais autoritários sejam autoritários. Lógico que há uma probabilidade maior, entretanto, a rotulagem é ótima para identificar as propriedades, características, indicações e contra-indicações de coisas e produtos, mas não de pessoas.
Importante é ter opinião e saber respeitar a dos outros. Não é pelo faro de que veja o mundo de um jeito e outra pessoa doutro, que o mundo deixe de ser o que é. Tudo é questão de ponto de vista, que deve ser debatido, argumentado e contra-argumentado, sem o maniqueísmo binário (1-0; sim - não), pois o mundo é plural, embora cada um tenha sua visão singular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário