quinta-feira, 21 de abril de 2016

Filosofia de Vida na Educação: Professor indiano atravessa rio a nado há 20 anos para dar aulas




O vídeo acima A teacher who swims through a river everyday to get to his students (Um professor que nada através de um rio todos os dias para chegar a seus alunos), que me foi indicado pelo colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador em Rio Grande (RS), Brasil.
Trata-se de reportagem em inglês (que pode ser ativada as legendas via You Tube) sobre o professor Abdul Mallik, que conforme o portal Jornal de Notícias, de Portugal: "começou a dar aulas em 1992 em Malappuram, no estado de Kerala, no sul da Índia. A escola em que foi colocado ficava numa localidade a 12 quilômetros, separada por um rio".
Malik, de 40 anos, repete há 20 anos esse ritual, haja vista que a localidade é desprovida de transporte público na região. Diante disso, antes precisando levantar-se na madrugada pegar várias conduções para chegar à escola, viu que o novo trajeto seria mais rápido e prático, ou seja, caminhar dez minutos de sua casa até o rio, atravessá-lo a nado e caminhar mais uma hora até a escola. Um quase triatleta: caminhando, nadando e caminhando novamente.
Ainda, de acordo com o Jornal de Notícias: "Com o auxílio de uma câmara de ar de um pneu de automóvel velho, a lancheira com o almoço e um saco com roupa para se trocar após a travessia do rio, por sinal bem poluído, Abdul Mallik começou esta rotina diária há 20 anos. Por dedicação aos seus alunos.
Um exemplo incrível de amor à profissão e à educação.
Malik, em entrevista a uma televisão local, explicou que "a sua decisão de atravessar diariamente o rio a nado não foi tomada por uma questão de poupança, mas sim pelo facto de a Índia ser um país com graves problemas de abandono escolar. Abdul conta que com o seu exemplo 'quer dar mais motivação' aos alunos da AMLP School para prosseguirem os seus estudos".
Ação comovente, um verdadeiro "reality show", um show de realidade que muitos professores passam mundo afora, para poderem fazer o seu melhor. Malik é um entre muitos que fazem a diferença, não para serem melhores que os outros, se destacarem ou serem notícia. Mas que ações como essa devem ser conhecidas, reconhecidas e valorizadas é algo essencial.
Sem deixar de continuar a lutar por melhores condições de trabalho, de salário justo, de infraestrutura escolar, segurança, saúde e tudo mais. Afinal, sabemos que sem professores abnegados, muitas escolas estariam inviabilizadas em sua manutenção, conservação e funcionamento.
Este vídeo lembra-me o filme Filhos do Paraíso (legendado logo abaixo), em que dois irmãos iranianos (um menino e uma menina) dividem o mesmo par de tênis para ir à escola. Exemplos de superações e super ações, unindo a realidade à ficção.



Conforme apresentação do filme, no You Tube:

"O filme é emocionante, trata-se de um drama iraniano que narra a trajetória de dois irmãos (casal) pré-adolescentes imbuídos de resolver um problema cotidiano devido às parcas condições financeira da família, um filme de Majid Majidi. A obra trás elementos fundamentais para abordagens conceituais sobre a Filosofia da Educação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário