segunda-feira, 25 de abril de 2016

Professores usam videogame para ensinar história em sua aulas (Educação e tecnologia)




O vídeo acima Professora usa videogame para ensinar história, descobri via rede social, no perfil do portal Porvir, e trata-se da iniciativa da professora Marili Bassini, do Colégio Objetivo, de Americana (SP), Brasil que utiliza games nas suas aulas de História. Uma interessante proposta de juntar a história que fala do mais antigo, com tecnologia que é o mais atual. Os alunos aprendem brincando, procurando filmes, documentários, desmistificando fatos, inclusive.
O prof. Vitor, da mesma escola, vê essa proposta como uma porta que se abre para outros caminhos, e fico imaginando quando a realidade aumentada e a realidade virtual se popularizarem na escola, e não apenas com os alunos, fora do ambiente escolar...
Para a professora Marili, deve-se pesquisar e refinar os instrumentos de pesquisa, e não trabalhar apenas com versões mas interpretações desta história.
Algo que me lembra a prática escola do professor Michel Goulart, de Criciúma (SC), Brasil, editor do portal História Digital e do canal de vídeos no You Tube, que adota mesma metodologia e temática, já destacado em duas postagens (links a seguir) neste blog educacional, em 2010, que se utiliza de jogos, músicas e outros materiais para dar suas aulas de história presenciais e online:

História Digital - o blog do Prof. Michel (19/02/2010)

Aprendendo História com o jogo Age of Empires

Nenhum comentário:

Postar um comentário