segunda-feira, 11 de abril de 2016

"Contos que não são de fadas": Unicef produz curtas de animação inspirados em histórias de crianças refugiadas #actofhumanity




O vídeo acima Malak and the boat: a journey from Syria (Malak e o barco: uma jornada desde a Síria), belíssimo curta-metragem de animação, primeiro vídeo produzido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Criança) para a série Unfairy Tales (Contos que não são de fadas), inspirado em histórias reais de crianças e jovens refugiados, sobreviventes fugindo da Guerra.
Neste primeiro curta, conta a história de Malak, uma menina de 7 anos, e sua trágica travessia da Síria rumo à Europa, em um pequeno barco, ou bote, com sua família.
Uma preciosa indicação feita via Facebook pela colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil.
O mais comovente e relevante, nesta série, é que além da animação, ao seu final, um breve depoimento da criança que inspirou aquela história.
Material que serve, primeiramente para conscientização da realidade desumana que muitas crianças vivem mundo afora, em zonas de conflito permanente, na busca de uma vida, pelo menos digna e humana... E resgatar nossa Humanidade perdida... Em um segundo momento, além da questão social, pode-se e deve-se trabalhar a questão histórica, geográfica, com os professores da referentes disciplinas. E num terceiro momento, em uma atividade integradora, com professores de língua portuguesa e inglesa, juntamente com os de artes, trabalhar a tradução do texto (que só encontrei em versão legendada em inglês), bem como a leitura de imagens, caso não seja possível a tradução, já que as fortes e expressivas imagens, e a mensagem visual apresentadas falam por si só, podendo ser promovida oficina de interpretação visual e produção escrita, a partir da assistência da série, um de uma das animações. Produção essa que poderá ser ilustrada em conjunto com os professores de artes, tornando a atividade inter e multidisciplinar (História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, etc).
Abaixo, mais dos curtas de animação da série "Contos que não são de fadas":



The story of Ivine and Pillow: a journey from Syria (A história de Ivine e o Travesseiro: uma jornada desde a Síria), mostra a vida de Ivine, uma menina de 14 anos, que tem a casa e a cidade bombardeadas e sai com a mãe, em busca de refúgio... Na travessia pelo mar, leva apenas seu Travesseiro, um companheiro inseparável; que além de amigo imaginário, é uma personagem que a salva de seus piores pesadelos.
E o terceiro "Conto que não é de fadas", chama-se Mustafa goes for a walk: a journey from de Syria (Mustafá sai para caminhar: uma jornada desde a Síria), a história de um menino de 13 anos, que é forçado a fugir de casa, deixando seus entes queridos e suas coisas para trás, tentando sobreviver. Os inseparáveis brinquedos (um robô e um "ursinho" em forma de elefante) são abandonados pelo caminho, para que Mustafá possa chegar ao campo de refugiados. Um vídeo que fala de perdas em seu sentido mais amplo e universal possível, para um choque de alteridade (do se colocar no lugar do outro).



Unfairy Tales são histórias verdadeiras de crianças refugiadas que inspiraram a iniciativa global #actofhumanity (ato de humanidade), que como destaca o portal de notícias do UNICEF, "campanha enfatiza que não importa de onde venham, cada criança tem direitos e merece uma chance justa".
Segundo Laura Gelbert, da Rádio ONU, em Nova York:

"A chefe de comunicação do Unicef, Paloma Escudero, fez um alerta: 'não importa aonde estejam no mundo, quando uma criança refugiada ou migrante chega a seu destino, isto é o início de uma outra jornada, não o fim do caminho'.
Escudero afirmou que todos os dias, em todos os lugarem, pessoas estão ajudando esses menores com pequenos 'atos de humanidade'.
Ela ressaltou que essas ações raramente se tornam notícia, mas estão fazendo 'toda a diferença do mundo' para crianças refugiadas e migrantes. Segundo a chefe de comunicação da agência, o Unicef 'quer exibir esses atos de humanidade para inspirar outros e mostrar o caminho a seguir'.
Uma das histórias que compõem a série, "Ivine e o Travesseiro", ilustra a história verdadeira de uma menina de 14 anos. Depois de uma fuga perigosa da Síria, Ivine se estabelece em um campo de refugiados na Alemanha, onde tem outros desafios.
"Malak e o Barco" conta a história de uma menina de sete anos em um barco furado. A terceira animação descreve a história de Mustafa, um menino que após deixar sua casa, se pergunta quem sobrou para ser seu amigo.
Paloma Escudero lembrou que as histórias dessas três crianças não são incomuns.
Pelo menos 65 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão em movimento, fugindo de conflitos, pobreza e condições climáticas extremas e 'buscando uma vida mais estável e um lugar para chamar de casa'.
O Unicef quer envolver o público com mensagens nas redes sociais e pretende produzir mais animações.
O pedido da agência é simples: mostre um ato de humanidade a crianças e jovens refugiados e migrantes; use a hashtag #actofhumanity para compartilhar histórias e inspirar outras pessoas"
.

O Educa Tube Brasil repassa esse conteúdo, pedindo àqueles que visitam esse blog possa compartilhar com sua rede social tal relevante e necessária. Humanidade Já! Atos de humanidade sempre! #actofhumanity
Abaixo, vídeo com Crianças sírias no campo de refugiados Niroz, para que crianças e adultos tenham consciência dessa real tragédia humana em curso, para todos conheceram um pouco dessa realidade:



Por fim, para ampliar o tema, segue triste notícia (link abaixo) de uma dura realidade que invade o imaginário infanto-juvenil de crianças em zonas de conflito:

87 milhões de crianças de até sete anos não conhecem nada além de conflitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário