terça-feira, 17 de maio de 2016

A evolução dos robôs no cinema e televisão durante quase 100 anos




O vídeo acima The Evolution Of Robots In Movies and TV (A evolução dos robôs no cinema e na TV), descobri no Twitter, via Tecnovedosos e trata-se de incrível animação de Elisa Solinas, com produção de Jesus Díaz, e ilustração de Scott Park, e mostra em poucos minutos quase cem anos da evolução da imagem dos robôs no cinema e na televisão, a partir de seus principais personagens em seriados e filmes.
É um verdadeiro e fascinante passeio pelo imaginário sobre a ciência e tecnologia, e pela história do própria cinema e da televisão e da fantasia humana.
Se teremos um dia robôs dotados de uma inteligência artificial que rivalize com a humana, é algo que por enquanto o cinema e a TV indicam e alguns estudos científicos também. Entretanto, máquinas sempre precisarão de uma programação, que ainda que sejam programadas por outras máquinas, não poderão substituir de todo a experiência e inventividade humanas.
E como diz o editor deste blog, dentro de um contexto tecnológico educacional: "Precisamos humanizar as máquinas e não robotizar as pessoas".
Um bom vídeo para uma aula de introdução à robótica, bem como aulas de ciências, história, sociologia e filosofia, tratando justamente da questão da evolução humana e a dos robôs, seja nas ciências como na ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário