quarta-feira, 4 de maio de 2016

Escrever é um ato de aspiração à revelação: A arte é sempre um modo de superação




O vídeo acima Escrever é um ato de aspiração à revelação, descobri na rede social e trata-se de fala de Valter Hugo Mãe ao Fronteiras do Pensamento (São Paulo, Brasil, 2015), em que o escritor português diz que "Escrever tem muito mais a ver com ir ao encontro do desconhecido do que propriamente relatar o que a gente já sabe. Então, escrever é um ato de uma aspiração à revelação. A gente escreve à procura de uma revelação. Para nós mesmos."
Conforme apresentação do vídeo: "O livro, argumenta Mãe, é o amadurecimento do pensamento e a busca pelas palavras e ideias supera aquilo que realmente somos e aquilo que podemos esperar. Assim, conclui, a arte é sempre um modo de superação".
A arte e a cultura são grandes aliados da educação, quando utilizados dentro de uma proposta pedagógica, vinculada ao conteúdo programático que faça sentido e dê significação a essa relação entre o imaginário do professor e de seu alunado. E de fato, através da arte, muitos alunos podem se superar e demonstrar suas aptidões, promover associações entre as mais variadas formas intertextuais de arte com a educação: dança, teatro, literatura, música, pintura etc. Cabe ao professor promover essa revelação ao alunado, através da arte e cultura, para que ocorra essa superação.
Um breve vídeo para uma profunda reflexão sobre o ato de escrever, sobre a leitura, sobre o livro...
Recomendo também o vídeo a seguir, "questões para compreender e mudar o mundo", um belo vídeo de apresentação do canal, com a fala de "alguns nomes e ideias que compõem o grupo dos grandes pensadores globais aqui apresentados":



Abaixo, mais vídeos relevantes como este, no canal do You Tube do Fronteiras do Pensamento:

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO - CANAL DE VÍDEOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário