segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tecnologia vestível: Óculos para pessoas com deficiência visual que mapeia e descreve o ambiente




O vídeo acima Brasileiro cria óculos para pessoas com deficiência visual que mapeia e descreve o ambiente, como o próprio título indica é projeto de Wallace Ugulino que "desenvolveu o dispositivo em sua tese de doutorado na PUC-Rio. Equipamento mapeia o ambiente e indica pontos de referência por meio do som e de vibrações emitidas por um cinto e uma luva. Ferramenta é testada por alunos do Instituto Benjamin Constant" e possui parceria de Hugo Fuks.
Interessante a sobreposição de situações sem o equipamento e com ele, o que auxilia ao cego para o que chama de "obtenção de mapa mental", ou seja, que o deficiente visual possa elaborar de fato um mapa do que tem ao redor, para de fato vencer os limites.
Lembrando que muito da chamada tecnologia assistiva, pensada inicialmente para portadores de necessidades especiais, cegos, surdos, com problemas de coordenação motora etc, acabou sendo integrada à sociedade como um todo como a tela de toque, o teclado virtual (hoje em todos os telefones e smartphones), o sensor de movimento, etc.
O óculos em questão, como a descrição do próprio vídeo indica, no blog do Estadão, traz a informação de que:

"Classificado como ‘wearable technology’ (tecnologia vestível), o equipamento transmite dados sobre locais mapeados, indica pontos de referência e facilita o reconhecimento de ambientes ao fornecer informações por um alto-falante e também por vibrações emitidas por um cinto e uma luva. A ferramenta está em fase de testes, feitos por alunos do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro".
Conforme explica Ugulino: “Na fase inicial da pesquisa, a programação foi restrita a ambientes internos, o que possibilitou testar a funcionalidade dos dispositivos com mais segurança para os voluntários. A experiência no instituto consistiu em propor duas tarefas aos estudantes, que deveriam indicar em qual área do prédio estavam localizados o museu e a estátua de Dom Pedro II. Ao caminharem pelos corredores, as vibrações emitidas pelos cintos e luvas indicavam que os usuários estavam passando por pontos de referência e os óculos forneciam informações verbalizadas sobre o ponto de referência encontrado, seja ela uma porta ou um objeto no caminho”.

Para maiores informações, basta clicar no link abaixo:

Brasileiro cria óculos para pessoas com deficiência visual que mapeia e descreve o ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário