segunda-feira, 2 de maio de 2016

A história de Conceição Guisardi, professora que reinventou o jeito de dar aulas




O vídeo acima Conheça a história de uma professora que reinventou o jeito de dar aulas, encontrei no You Tube e trata-se de reportagem da TV Brasil, No quadro identidade, sofre o trabalho de Conceição Guisardi - uma professora de português de uma escola pública, em Planaltina, uma região administrativa de Brasília (DF), Brasil.
Conforme apresentação do vídeo, Conceição "ganhou destaque porque conseguiu ajudar os alunos a perder o medo da temida redação. 25 foram aprovados no vestibular".
Algo que lembra o filme Escritores da Liberdade, inspirado também em fato real, por conta da dedicação de uma professora e seus alunos.
Além da dedicação de Conceição Guisardi, o que mais chamou a atenção foi uma frase simbólica e emblemática que ela diz, ao final do vídeo: "Se você resolveu ser educador, você não vai deixar o coração em casa e vir pra escola".
Quando alguns projetos no Congresso Nacional tentam cercear o exercício da atuação do professor em sala de aula, lembro-me de todos aqueles professores que, não fosse essa dedicação e amor ao que fazem, nenhuma escola pública poderia funcionar minimamente. Já dizia Paulo Freire que "educar é ter a consciência do inacabamento", em sua Pedagogia da Autonomia. O bom professor é aquele que desperta o senso crítico do aluno, para que o próprio se emancipe e faça suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário