segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"Vídeocontadora de histórias" e Garota Desdobrável: Artista brasileira produz vídeos incríveis com delicados bonecos de papel




O vídeo acima O medo do escuro é um dos diversos vídeocontos que o canal do YouTube Garota Desdobrável disponibiliza. Nele há uma delicada, criativa e originalíssima produção de curtas-metragens produzidos pela artista Bianca Mól, ilustradora, escritora, roteirista do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Bianca mescla arte do desenho, pintura recorte com a de produção de audiovisual, valendo-se dos delicados bonecos de papel que cria. Ela mesmo narra suas belas histórias, fazendo pequenas aparições, como um making off dentro da narrativa visual. Algo encantador, pois Bianca utiliza, além dos bonecos de papel como cenários, brinquedos, desenhos etc levando de 2 a 4 semanas para finalizar esse rico material, que para ela é um processo de autoconhecimento, segundo o portal Hypeness, onde encontrei essa relevante criação artística.
Bianca produz contos, histórias de amor, de Natal, de amizade etc, cada uma mais linda que a outra, que podem ser acessados no seu Canal de vídeos no YouTube:

GAROTA DESDOBRÁVEL

Recomendo também dentro do referido canal, a série Contos desdobráveis link a seguir:

CONTOS DESDOBRÁVEIS

Acredito que tanto o nome do canal "Garota Desdobrável" como o da série "Contos desdobráveis" sejam alusões à expressão criada por Adélia Prado: "Mulher é desdobrável. Eu sou", em seu poema "Com licença poética".
Além disso, a palavra "desdobrável" tem tudo a ver com bonecos de papel, que são as personagens das histórias de Bianca Mól.
Um material que me fez voltar no tempo de infância, quando eu e meus irmãos inventávamos nossos brinquedos, dentre eles, bonecos de papelão, que eram reproduções dos super-heróis dos quadrinhos. Com uma caixa de papelão confeccionávamos os bonecos: desenhávamos, pintávamos e recortávamos para as grandes lutas e batalhas sobre a mesa da cozinha, com os bancos servindo de cenários e outros materiais como copos, vidros, garrafas, latas de leite em pó etc. Se o boneco digo, herói, perdesse uma perna ou braço, bastava fazer outro e colar com grude (cola feita à base de farinha e água) e seguíamos imaginando mil e uma histórias. Naquele tempo, década de 70, não tínhamos câmera fotográfica pra documentar esse processo. Mas tudo ficou gravado na memória, nesse imenso HD biológico.
Parabéns à Bianca Mól pela criatividade, beleza, delicadeza e originalidade de seus vídeos encantadores e por ter resgatado em mim lembranças lá do fundo do baú sem fundo da memória. Arte, cultura, memória e histórias fazem parte de nossa humanidade.

Abaixo, alguns endereços digitais onde pode ser acompanhado o trabalho de Bianca Mól que tem um livro tambpem chamado "Garota Desdobrável":

Garota Desdobrável: http://www.garotadesdobravel.com
Facebook: https://www.facebook.com/GarotaDesdobravel
Instagram: http://www.instagram.com/BiancaMol
Twitter: http://www.twitter.com/BiancaMol
Snapchat: bianca_mol

2 comentários:

  1. Oi, Zé! Tudo bem? Fiquei lisonjeada demais com o seu texto e super feliz que você tenha conhecido um trabalho que faço com tanto amor por intermédio do Hypeness. Como te falei no Twitter, você estava certo: o "Desdobrável" veio a partir da Adélia Prado. Descobri "Com licença poética" nos tempos de escola e sempre me identifiquei. :)

    Obrigada pelas palavras tão gentis! É muito bacana saber que há um educador com um enorme coração acompanhando minha arte. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Bianca, eu que fico muito feliz em ver ações criativas como a tua que servem de inspiração a outros. Teus vídeos são de uma delicadeza e beleza ímpares. Encantado e fã fiquei. Já seguindo teu canal e divulgando nas redes sociais. No retorno das aulas mostrarei também aos meus alunos. Sucesso ai e um grande abraço.

      Excluir