quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vida Offline


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM960095-7823-VIDA+OFFLINE,00.html

Indicação via twitter, do colega Robson Freire, sobre o vídeo da Globo.com com a repórter Paula Sato para a revista Galileu, em que a mesma faz uma pequena experiência de ficar um dia offline (ou seja, sem nenhum tipo de recurso eletrônico). Bem interessante e um tema atualíssimo e necessário à reflexão de professores e alunos, pais e filhos.

Lendo pelo Twitter o comentário da colega Tatiane Martins (http://twitter.com/tatimartins), educadora e editora do blog Mulher é desbobrável. Eu sou , encontrei similaridades entre o seu relato (da momentânea falta de luz e a sua reflexão sobre o acontecido, vide link abaixo) e o vídeo acima.
Indiquei o vídeo para Tati que publicou-o em seu blog com citação do Educa Tube (agradeço a menção).

Sem energia elétrica nos tempos atuais

Fonte: http://tatianemomartins.blogspot.com/2009/07/sem-energia-eletrica-nos-tempos-atuais.html#comment-form

Em 2006/2007 cursei especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Promoção da Aprendizagem (UFRGS), e o projeto de aprendeizagem que desenvolvi em colaboração com a colega Janaina Senna Martins (do NTE Rio Grande/18ª CRE), tendo como professor apoiador (parceiro) - a colega Jane Degani, da EEEF Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande - RS - Brasil -, abordou justamente a água e a energia elétrica. A reflexão promovida por esse projeto com alunos de 2ª série DM da referida escola pública estadual originou os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) meu e de Janaina. O meu abordou a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs) sob os enfoques tecnológico, pedagógico e social. O de Janaina a respeito da informática na educação especial em ambientes de aprendizagem virtuais. Criados uma página em ambiente wiki (endereço a seguir) para lá, durante o PA refletirmos sobre a experiência no Diário de Bordo, além de colocar a produção dos alunos, imagens e arquivos de som.Em breve estarei publicando no wiki do PA o meu TCC. Aguardem.

http://janainaejose.pbworks.com/

Observação: Em uma das atividades com os alunos DMs, comentando sobre a questão da energia elétrica e da sua falta, perguntei aos alunos o que costumavam fazer quando faltava luz em suas casas. Um deles disse que o pai ligava a TV na bateria. Ai, provoquei mais: e quando acaba a bateria e a luz custa a retornar? E todos disseram que conversavam com os pais, irmãos, saiam para a rua brincar de bola, bicicleta, enfim, tinham uma vida offline, sem nenhum tipo de equipamento eletroeletrônico.Hoje, como Tati Martins bem, colocou em seu blog, ficar atualmente sem energia "é uma sensação estranha". Diria até, desconfortável, já que estamos por demais dependentes da energia elétrica para tudo, e não apenas para a questão do conforto. Sem energia não temos TV, internet, como recarregar celular, laptop, tomar banho quente, etc. Valorizar a água, e a energia provinda dela, é uma forma de educação ambiental necessária não apenas para nossos filhos e alunos, mas para as gerações que virão depois de nós... Visitem o blog Mulher é desdobrável. Eu sou, da colega Tati Martins, que é ótimo e recomendo, por ser um dos blogs educacionais que acompanho (link abaixo):

Mulher é desdobrável. Eu sou.

2 comentários:

  1. Adorei o post. Obrigada pelas indicações!
    Realmente estamos cada vez mais concetados. Acabei de ler um post sobre os relacionamentos na Web e adorei tb. Citei lá no meu blog.
    Essa é a nossa nova realidade: rede elétrica >> rede virtual - rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tati, hj é impossível se viver longe das TICs, depois que ingressamos nessa Admirável Mundo Novo que cada vez mais depende de nossa intervenção como educadores para humanizar as máquinas. Vou lá em teu blog ver o post. Um abração e obrigado pela visita e comentário. Zé

    ResponderExcluir